Dando continuidade à programação da quinta-feira, a 2ª pregação do ENF 2024 foi conduzida pela coordenadora da Comissão de Formação da RCCBRASIL, Daiana Rehbein. Por meio da passagem de Jeremias 18, Daiana refletiu sobre o tema “O processo formativo como caminho para o discipulado” onde recordou ao público presente que o processo formativo, o caminho de discipulado, é uma constante descida a casa do oleiro onde o Senhor vai moldando o discípulo a Sua maneira.
A coordenadora começou a pregação falando sobre o verbo ‘Ir’, que direcionará o Movimento neste ano de 2024, e pontuou que o Senhor ensina que é preciso ir, no entanto, não de qualquer jeito, não sem as ferramentas necessárias para isso. Nesse sentido, Daina ressaltou a importância do processo formativo dentro do Movimento.
. “Antes de irmos precisamos ter ido ao encontro do Senhor. Isso porque as pessoas que vão aos nossos Grupos de Oração estão sedentas e necessitam do encontro com o Senhor, mas, nós não podemos dar aos nossos irmãos aquilo que não experimentamos”
Segundo ela, é preciso viver o discipulado aos pés do Mestre. “O discípulo é aquele que encosta o seu ouvido no peito do Senhor e escuta da fonte”, disse.
Nesta linha, ainda pontuou que o processo formativo não é uma fábrica de servos, mas sim, um lugar para se ficar na presença do Senhor. Com base no Evangelho de São Marcos capítulo 3, versículos 13 e 14, a coordenadora recordou que o Senhor escolhe primeiramente os Seus discípulos para estarem com Ele e aprenderem, para que depois saiam em missão. Ou seja, mais uma vez a pregadora exorta ao público que compreenda que o processo formativo só é eficaz quando, neste momento, se colocam aos pés do Senhor para serem moldados por Ele.
Em seguida, Daiana destacou que para evangelizar e preciso de duas bases sólidas, o querigma e a catequese. “Precisamos dessas duas asas para que alcancemos grandes voos. Será por meio do processo formativo que teremos essas bases para irmos evangelizar”.
Sobre o processo formativo dentro do Movimento, a coordenadora explicou que ele possui três fases, sendo elas a fase querigmática (Seminário de Vida, Experiência de Oração e Introdução aos Dons), fase catequética (Formação Humana e Modulo Básico) e a fase das formações específicas de ministérios.
“Para percorrer esse caminho formativo é necessário muito amor, zelo e não deve ter atalhos, ou seja, precisa ser feito no tempo que o Senhor preparou”
Finalizando esse momento de pregação aconteceu a apresentação de uma peça teatral, encenado pelos membros do Ministério de Música e Artes, que contribuiu para contextualizar a reflexão proposta por Daiana, que ressaltou mais uma vez, a importância do processo formativo dos servos do Movimento. Após o teatro, Daiana levou o público a um momento de louvor, onde puderam recordar toda a sua caminhada ao discipulado.