O que é fraco no mundo, Deus escolheu para confundir os fortes (I Cor 1, 27b). Quem diria há pouco tempo atrás que um pequeno aparelho mudaria por completo a rotina de todo o mundo? Que pessoas distantes a milhares de quilômetros poderiam ser conectadas com apenas um clique? Que pessoas tão distantes fisicamente nos influenciariam muito mais do que as que estão próximas? Esse é o poder das redes sociais.
As redes sociais precisam ser utilizadas com sabedoria, pois como dito por muitos: “elas podem aproximar quem está distante, e afastar quem está perto”. As redes sociais usadas sabiamente são nossas amigas, ajuda-nos no fortalecimento da nossa fé, na nossa conversão, na formação de comunidades de fé, a ouvir músicas e pregações de homens e mulheres de Deus que talvez nunca tenhamos a oportunidade de conhecer pessoalmente, mas que nos ajudam na nossa santificação e na santificação da nossa família, que nos ajudam a formar um templo santo no Senhor (Ef 2, 21).
Mas quando mal utilizadas, as redes sociais têm o poder de nos desanimar, adoecer e destruir. Quantas pessoas lindas e maravilhosas que já não reconhecem mais em si a beleza do Criador, simplesmente por ficarem se comparando a outras nas redes sociais? Quantas pessoas se sentem fracassadas, com uma vida fútil porque acham que a vida dos outros nas redes sociais são melhores? Quantas famílias são destruídas por causa de traições que começam nas redes sociais, ou simplesmente por acompanharem tantos perfis que exibem seus corpos que já não sentem mais prazer em olhar para a/o sua/seu esposa/esposo? Tenhamos cuidado e zelo com o uso das redes sociais, usando-as com transparência e amor, evitando divisões e conflitos, e promovendo a paz e a harmonia dentro da família e da comunidade virtual.
Assim, volte-se para o Senhor, para a sua casa, para a sua família, acima de tudo, volte-se para si mesmo. O Senhor te deu uma vida e uma família para serem santificadas, do qual Ele quer ser a pedra angular (Ef 2, 20). Use suas redes sociais para seguir pessoas e páginas que propaguem o evangelho da paz, e não que te roubem a paz. Ajude a fazer das redes sociais um edifício harmônico, um lugar que também seja habitação de Deus (Ef, 2, 21-22).
Concluímos dizendo que nossas interações nas redes sociais devem testemunhar o amor de Cristo, promovendo valores cristãos, ajudando a construir lares e comunidades virtuais saudáveis. As plataformas devem ser ferramentas de fortalecimento dos laços familiares, auxiliando na edificação da fé uns dos outros e que promovam a unidade e o testemunho cristão dentro da comunidade virtual e além dela.