A tarde no ENUR foi marcada por discussões em mesas redondas e workshops que envolveram os jovens universitários em temas de fé, política, evangelização e espiritualidade.

Com o tema “Espiritualidade na vida cristã: Ensino, Pesquisa e Extensão”, a primeira mesa redonda, conduzida por Milena Assunção, segunda-secretária do Conselho Nacional e pelo Professor Felipe Aquino discutiu a importância de os universitários não terem medo de estudar, mas sem nunca se esquecerem da oração.

A segunda mesa, “Fé e política: desenvolvendo a consciência político-cristã à luz da doutrina social”, liderada por Mércia Silva, coordenadora do Ministério de Fé e Política da RCCBRASIL e Gustavo Escobozo, discutiu a construção de uma civilização do amor. Isabela Oliveira do Lago, do Grupo de Oração Universitário Arca de Noé, da USP, Diocese de Bauru/SP, que assistiu a mesa relatou: 

"A mesa redonda me trouxe um fogo novo no coração para esse olhar para a política. Muitas vezes nos especializamos como universitários e esquecemos de nosso papel como cidadãos e católicos"

Isabela Oliveira do Lago

Na terceira mesa, “Enviados a anunciar: uma resposta ao apelo da Igreja para a evangelização no âmbito universitário”, Dom Carlos Lema e Vinicius Simões abordaram a responsabilidade dos jovens com o apostolado universitário. Eloísa Chicônia Marinha, do Grupo de Oração Universitário Santa Rita de Cássia, na Unesp, Diocese de Bauru/SP, relatou: “A fala deles foi muito boa, especialmente quando disseram que anunciar não é uma opção, mas parte da nossa vida como cristãos”.

A quarta mesa, “Horizontes de missão: o necessário diálogo entre o ser e o fazer”, conduzida por Daiana Rehbein, complementou a tarde de discussões.

Além das mesas redondas, também aconteceram quatro workshops como mais uma opção para os jovens aprofundarem seus conhecimentos em áreas específicas. No “Grupo de Oração e Missão”, Daiana Rehbein abordou a integração de oração e ação missionária. “Sonho sem Fronteiras”, liderado por Haygar Garcia de Calojero, Samara Pituco e Sidney dos Santos Silva, incentivou a sonhar além das limitações. Luciana Neves conduziu a “Liderança Cristã”, destacando as qualidades necessárias para liderar com fé. E o Professor Felipe Aquino, no workshop “Fé, Razão e Profissão”, explorou a harmonização entre fé e vida profissional.

A iniciativa do Ministério Universidades Renovadas em promover essas mesas redondas e workshops foi muito elogiada pelos participantes. Isabela Oliveira do Lago comentou sobre a importância de unir fé e razão: “É um ambiente que vivemos todos os dias, então trazer isso para nossa fé faz com que consigamos unir razão e fé”.


.: Confira fotos de tudo o que aconteceu na tarde do segundo dia do encontro