Agosto é um mês especial para a Igreja Católica no Brasil. Desde 1981, quando foi instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante sua 19ª Assembleia Geral, este período é dedicado à oração, reflexão e ação sobre o tema das vocações. O principal objetivo é conscientizar as comunidades sobre a responsabilidade de todos no processo vocacional. Por esse motivo o Mês Vocacional se tornou um período emblemático para destacar e celebrar as diversas vocações que fazem parte da Igreja.
Tema: "Igreja como Sinfomia Vocacional"
A cada ano um tema diferente é definido e é ele que rege todos os trabalhos e práticas devocionais durante o mês. Para o ano de 2024, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, definiu a temática principal do mês vocacional como “Igreja como uma sinfonia vocacional”, com o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38). Esta abordagem busca ressaltar a harmonia e a diversidade das vocações dentro da Igreja, comparando-as a uma sinfonia onde cada instrumento contribui para uma obra única e bela.
Celebrando as vocações a cada domingo de agosto
A Igreja no Brasil dedica cada domingo de agosto a uma vocação específica, conscientizando sobre a importância da oração e do apoio a cada uma delas:
- Primeiro Domingo
No primeiro domingo de agosto a Igreja Católica lembra da vocação ao ministério ordenado rezando por todos os presbíteros, diáconos e bispos. É um dia especial para parabenizar e rezar pelos padres, cuja data é comemorada no dia 4 de agosto (dia que também é celebrada a festa de São João Maria Vianney, patrono dos padres) e pelos diáconos, cuja celebração ocorre no dia 10. Os fiéis são convidados a orar para que os padres sejam bons pastores para o rebanho e fiéis ao chamado de Deus, e para que nunca faltem sacerdotes para conduzir o povo de Deus.
- Segundo Domingo
No segundo domingo o foco está na vocação familiar e, por consequência, à paternidade, celebrando o Dia dos Pais e dando início à Semana Nacional da Família. É uma ocasião para rezar pelas famílias e pelos pais, pedindo que sejam fiéis aos seus compromissos matrimoniais e que sejam exemplos de amor e fé para seus filhos.
- Terceiro Domingo
O terceiro domingo recorda a vocação à vida religiosa e consagrada. Inspirada pelo dia da Assunção de Nossa Senhora aos céus, em 15 de agosto, a Igreja no Brasil reza pelos religiosos e religiosas, afinal eles têm um papel essencial na Igreja, intercedendo e rezando pelas necessidades da comunidade.
- Quarto Domingo
No quarto domingo de agosto, a Igreja reza por todos os leigos e leigas que desempenham um papel essencial em várias áreas da vida da Igreja, seja na liturgia, no ministério de música, nas ações de caridade ou nas diversas pastorais existentes. São indivíduos vocacionados, incansáveis em suas contribuições para a caminhada e crescimento da comunidade.
Por essa ocasião, também é celebrado o Dia do Catequista. Instituído como ministério pelo Papa Francisco em 2021, os catequistas desempenham um papel vital na educação da fé, conduzindo crianças, jovens e adultos à comunhão com Jesus Cristo.
O mês de agosto evidencia a importância de todas as vocações na Igreja. Independentemente da vocação específica, todos os cristãos são chamados à santidade. Como reforça o Papa Francisco: “Ser santo é uma vocação para todos”.