Nesta quarta-feira (09), Papa Francisco iniciou um novo ciclo temático para suas Catequeses, falando sobre os dons do Espírito Santo. O primeiro dom a ser refletido e ensinado pelo Pontífice foi é a Sabedoria. Leia na íntegra as palavras do Santo Padre:
Os dons do Espírito Santo: 1. Sabedoria
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Hoje começamos uma série de Catequeses sobre os dons do Espírito Santo. Vocês sabem que o Espírito Santo constitui a alma, a linfa vital da Igreja e de cada cristão, é o amor de Deus que faz de nossos corações a sua casa e entra em comunhão conosco. O Espírito Santo está sempre conosco, sempre dentro de nós, em nossos corações.
O próprio Espírito é “dom de Deus” por excelência (cf. Jo 4:10), é um presente de Deus, e por sua vez se comunica com aqueles que aceitam diferentes dons espirituais. A Igreja identifica sete, um número que simbolicamente diz plenitude, perfeição; são aqueles que são aprendidos ao se preparar para o sacramento da Confirmação e invocamos na antiga oração chamada “Sequência do Espírito Santo”. Os dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
1. O primeiro dom do Espírito Santo, de acordo com esta lista, então, é sabedoria. Mas não se trata da sabedoria meramente humana, que é o fruto do conhecimento e da experiência. A Bíblia nos diz que Salomão, no momento da sua coroação como rei de Israel, pediu o dom da sabedoria (cf. 1 Reis 3:9). A sabedoria é isso: a graça de ser capaz de ver tudo com os olhos de Deus, simplesmente isto: ver o mundo, ver as situações, as tendências econômicas, problemas, tudo com os olhos de Deus, é esta sabedoria. Às vezes, vemos as coisas de acordo com o que gostaríamos que fossem, ou de acordo com a situação do nosso coração, com amor, ódio, inveja… Não, este não é o olhar de Deus. A sabedoria é o que faz o Espírito Santo em nós, para vejamos todas as coisas com os olhos de Deus, este é o dom da sabedoria.
2. E, claro, esse dom vem da intimidade com Deus, a íntima relação que temos com Deus, nosso relacionamento de filhos com o Pai. E o Espírito Santo, quando temos esta relação, dá-nos o dom da sabedoria. Quando estamos em comunhão com o Senhor, é como se o Espírito Santo transfigurasse nosso coração e nos fizesse perceber todo o seu carinho e sua predileção.
3. O Espírito Santo, em seguida, faz do cristão um “sábio”. Isto, no entanto, não no sentido de que ele tem uma resposta para tudo, que sabe tudo, mas no sentido de que “sabe” de Deus, sabe como Deus age, ele sabe quando algo é de Deus e quando não é de Deus; tem essa sabedoria que Deus dá aos nossos corações. O coração do homem sábio, nesse sentido, tem o sabor e aroma de Deus e quão importante é que na nossa comunidade existam cristãos assim! Que tudo neles fala de Deus e tornam-se um sinal belo e vital de sua presença e de seu amor. E isso é algo que não podemos improvisar, não podemos ir em busca por nós mesmos: é um dom que Deus dá para aqueles que se tornam dóceis ao Espírito Santo. Temos dentro de nós, em nossos corações, o Espírito Santo; podemos ouvi-lo, ou podemos não ouvi-lo. Se ouvirmos o Espírito Santo, Ele nos ensina o caminho da sabedoria, nos dá sabedoria que é ver com os olhos de Deus, ouvir com os ouvidos de Deus, amar com o coração de Deus, julgar as coisas com o juízo de Deus . Esta é a sabedoria que nos dá o Espírito Santo, e todos nós podemos tê-la. Apenas, devemos pedi-la ao Espírito Santo.
Pense em uma mãe, em sua casa com as crianças, e quando um faz uma coisa, o outro pensa outra, e a pobre mãe vai de um lado para outro, com os problemas das crianças. E quando ela fica cansada, a mãe grita com seus filhos, isso é sabedoria? Repreender crianças – eu lhe pergunto – é sabedoria? O que você diz? É sabedoria ou não? Não! Em vez disso, quando a mãe toma a criança e suavemente a repreende e diz-lhe: “Isto não se faz…” E diz-lhe com tanta paciência, esta é a sabedoria de Deus? Sim! É o que nos dá o Espírito Santo na vida! Então, no casamento, por exemplo, o casal – o esposo e a esposa – eles brigam, e então não se olham, ou se olham-se, olham com o rosto torcido: Esta é a sabedoria de Deus? Não! Em vez disso, se diz: “Bem, a tempestade já passou, vamos fazer as pazes”, e começam de novo a ir adiante em paz: isso é sabedoria? Eis que este é o dom da sabedoria. Para estar em casa, estar com as crianças, isto é, com todos nós!
E isso não pode ser aprendido: Este é um dom do Espírito Santo. Por isso, devemos pedir ao Senhor que nos dê o Espírito Santo, que nos dê o dom da sabedoria, a sabedoria de Deus que nos ensina a olhar com os olhos de Deus, a sentir com o coração de Deus, a falar com as palavras Deus, e assim, com esta sabedoria, vamos em frente, vamos construir nossa família, vamos construir a Igreja, e todos nós nos santificamos. Hoje pedimos a graça da sabedoria. E vamos pedir à Virgem Maria, que é a sede da sabedoria, este dom, que nos dê esta graça. Obrigado!
Fonte: Boletim Santa Sé