O segundo dia do Encontro Nacional de Jovens (ENJ) 2024, seguiu com uma tarde de fortes momentos espirituais, culminando em uma Santa Missa. O período da tarde começou com um intenso momento de louvor e Batismo no Espírito Santo, conduzido por Everton e Jean, que encheu o ambiente de entusiasmo e renovação espiritual entre os jovens presentes.

Logo após, teve início a terceira pregação do dia, liderada por Klaus Newmann, assessor de projetos da RCCBRASIL, que trouxe como tema as palavras de Jesus em João 20,21: “A Paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós!” Klaus abordou a missão que Cristo confia a cada jovem, destacando que Deus conhece o coração de cada um e deseja estar presente em suas vidas, enviando-os para a missão da evangelização.

Em sua mensagem, Klaus fez um chamado para que os jovens não tenham medo de se doar, de entregar suas vidas ao serviço do Reino de Deus. “Vocês estão dispostos a dar a vida pelos seus irmãos?”, questionou ele, enfatizando a necessidade de coragem e entrega total à missão de evangelizar. Ele ainda reforçou que Deus não rejeita ninguém, mas deseja que cada um caminhe ao Seu lado, superando as dúvidas e inseguranças. “O Senhor te chamou para a vida inteira”, exclamou, convidando os jovens a não desistirem do caminho da fé.

Klaus também citou o Papa Francisco, afirmando que os jovens são os principais missionários da Igreja nos dias de hoje, e que Deus conta com a juventude para transformar o mundo. A pregação foi concluída com um momento de oração, conduzido por Klaus e Ana Paula Oliveira, coordenadora do Ministério Jovem da RCCBRASIL, para todos os jovens do Brasil, pedindo a renovação das suas forças e da sua missão evangelizadora.

Santa Missa: reflexão sobre a consciência e o amor

O ponto alto da tarde foi a celebração da Santa Missa, presidida por Dom José Falcão, Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, e concelebrada pelos padres Mariano Santo Amaro, Carlos da Comunidade Jesus Salvador, Pedro da Cruz e João Vitor da Diocese de Jaraúba. Na homilia, Dom Falcão fez uma reflexão sobre a importância da consciência e do amor na vida cristã.

Ele lembrou que apenas Deus tem acesso ao sacrário da nossa consciência, onde residem as intenções que podem nos conduzir à salvação ou à condenação. “Se eu não tiver amor, eu não serei nada”, afirmou o bispo, ressaltando que o amor deve ser o motor de todas as nossas ações. Ele alertou que, embora as pessoas possam julgar de forma errada, devemos nos preocupar em não escandalizar os outros, especialmente os que buscam viver dignamente.

Dom Falcão também destacou que “na boca de quem não presta eu não valho nada, mas no coração de quem presta, eu valho muito”, incentivando os jovens a terem uma conduta que brilhe positivamente no coração das pessoas e a viverem de acordo com a luz da Palavra de Deus. Ele concluiu sua homilia falando sobre os diferentes tipos de consciência e como a boa e reta intenção será recompensada no dia do juízo final.