Na manhã deste quarto dia do Encontro Nacional de Formação 2023 (ENF), os carismáticos reunidos no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida (Aparecida – SP), tiveram a oportunidade de ouvir as palavras de Dom José Aparecido, Assessor Eclesiástico da RCCBRASIL, na primeira pregação do dia, que teve como tema: “Desperta, Cristo te iluminará!” (Ef 5, 14).

Entre as suas primeiras colocações, Dom José Aparecido afirmou: “A luz de Cristo, a luz do Evangelho, à luz da Palavra de Deus, uma luz que nos toque, é como uma vitamina D para nossos corpos. Se nós acolhemos esta luz, a vitamina D espiritual não nos deixará envelhecer, caminharemos sempre em novidade de vida”.

Lembrou das Palavras de São Paulo a Igreja de Éfeso entre a segunda e terceira viagem missionária fazendo apelo à unidade: “Para que todos vivam uma vida nova em Cristo”, apelando a unidade, sacramento do amor de Cristo por seu povo.

Fazendo referência, ainda, ao capítulo quinto da Carta aos Efésios, o pregador recorda a bonita imagem que Paulo fala do matrimônio, porém o compara ao mistério de Cristo a sua Igreja. “Sede submissos uns aos outros no amor de Cristo”, o apóstolo vai chamando a atenção para o mistério da Igreja que se expressa em forma de comunhão, como a unidade do Corpo Místico, mas também toca precisamente nesta dimensão de comunhão, da relação íntima da Igreja com Cristo, não sendo possível separá-la. “A imagem do Corpo Místico que coloca Cristo como cabeça e a Igreja(nós) como seus membros, é inseparável. Quem diz Cristo sim e Igreja não, não entendeu nada de Cristo!”, afirmou.

Continuando a reflexão, citou que no texto da Carta aos Efésios tem uma série de exortações para que aquela Comunidade pudesse viver a vida cristã, ou seja, se ela fosse tão íntima do Senhor, se ela fosse comunhão, já não haveria mais separação entre judeus, pagãos e gentios. “Esta íntima unidade tem consequência na conduta dos filhos da Igreja, consequências muito sérias, exigências muito importantes, sobre a universalidade da Igreja, sobre sua íntima relação com Cristo”, reforçou.

Dos capítulos quarto ao sexto, prosseguiu o bispo dizendo: “Paulo trata da vida moral do cristão, mostrando, inclusive, a pureza divina advinda da luz com que o Senhor nos ilumina, iluminando a escuridão do nosso pecado, luz que nos cura, nos liberta de todo mal, desde que permitamos que ela haja. Não se tratando de uma pureza ritual, mas de uma pureza da transparência da luz de Cristo em nós. Trata-se de uma exigência de uma santidade de vida, aquela santidade que provém da aliança de amor para com o Senhor”.

Segundo Dom José, o texto bíblico vem mostrar que Cristo nos escolheu, uma grande bênção. Derramou toda sorte de bênçãos espirituais do céu, é a paz do Senhor que foi derramada sobre a Igreja, paz que não é sinônimo de ausência de perseguição e de conflito, mas é uma paz profunda, serenidade de quem se sabe amado desde antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante Dele, para o amor. “Este amor que Deus derrama em nós, em nosso coração, em nossa vida, na nossa existência, amor que Deus derrama na história, escolhendo, amando, reconciliando e elegendo”, disse.

Outro ponto abordado pelo pregador, foi sobre a misericórdia divina, onde Deus em sua infinita misericórdia, nos perdoa e elege: “Deus nos predestinou para sermos seus filhos, filiação essa que recebemos por adoção em Jesus Cristo, não sendo um ato jurídico, mas um ato de escolha, nos colocando como participantes da sua natureza e no caminho da graça, conforme sua permissão misericordiosa, para o louvor e glória de sua graça com a qual Ele nos agraciou, no amado que é Jesus”.

Dom José Aparecido, concluindo, ainda pontuou:

– “Jesus luz do mundo, Jesus que ilumina nossas almas, que se deixa tocar a exemplo do seu discípulo Tomé que foi convidado a tocar as chagas do Senhor, e ali, Ele o reconheceu como o mestre ou,  ainda,  pela hemorroíssa que tocou na orla do manto e foi curada imediatamente”.

– “Relembrou que no Batismo Sacramental somos iluminados em Cristo, somos iluminados pela Glória de Deus. A luz que ilumina a vida de Cristo, ilumina todas as nações!”.

– “A todos o Evangelho se chegou e se tornou a luz atraente, mas o Senhor quer mais, pois no Evangelho Ele nos exorta:  Vós sois  luz do mundo, vós sois o sal da terra”

– “Nós temos o mistério da lua, não temos brilho próprio, mas dado pelo próprio Senhor. Quem quer ter brilho próprio se afasta do Senhor”.

– “A água do Batismo nos dá vida nova, nos ilumina”.

– “O Espírito Santo nos transforma na imagem de Cristo, mas é preciso permitirmos, pois é necessário estarmos sempre abertos a ação deste mesmo Espírito, sendo assim é o que Ele deseja de todo carismático, pois o Batismo no Espírito Santo, nos renova tantas vezes, portanto é preciso sermos fiéis, pois a fidelidade não é só perseverança, mas insistência”.

 – “O Espírito Santo é aquele que com poder renova a face da terra”.

– “A nossa vida cristã está em permanente divinização!”.

– “Deus gosta de estar conosco todos os dias e uma das formas de estarmos com Ele é através de sua Palavra!”.

 – “Quando nos deixamos tocar pelo amor de Deus somos iluminados, transformados”.

– “Ter a luz de Cristo é querer tocar as feridas de Cristo, no seu corpo que é a Igreja, nos pobres e nos marginalizados”.

 – “O amor de Cristo nos impele, nos constrange”.

Ao fim da pregação, Dom José Aparecido convidou todos a entoar a música: “Sim eu quero que a luz de Deus que um dia em mim brilhou, jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor…”.

alt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.