Dar um SIM sem reservas para Deus, atravessar fronteiras, levar o Evangelho a todos os povos. Há mais de 500 anos, tais motivações encontraram repercussão no coração de um jovem espanhol que viria a se tornar padroeiro das missões: São Francisco Xavier. E é com a intercessão e o exemplo desse grande missionário que os 180 jovens da RCC do Brasil iniciam sua primeira missão fora do país.
O povoado de Javier, terra natal de São Francisco é a primeira base da Missão Europa na diocese de Navarra. O dia de hoje (9) esta sendo marcado por momentos de acolhida e formação. No começo da manhã, os responsáveis pelo Centro Diocesano Javier, casa onde o grupo brasileiro esta alojado, deram as boas-vindas aos jovens e falaram sobre a necessidade da evangelização e do testemunho de fé.
Logo em seguida, os missionários seguiram para a Basílica, localizada no Castelo de Javier, no qual viveu São Francisco, para a Santa Missa celebrada pelo arcebispo local. Depois da fala de Dom Francisco e dos párocos da região, a manhã terminou com um forte momento de oração.
O período da tarde está reservado para a formação. Além da reflexão sobre os temas discipulado e querigma, os missionários tiveram mais momentos de espiritualidade.