“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres, a curar os quebrantados de coração e proclamar a liberdade aos cativos (…)” Isaías 61, 1. Assim começa o escritor bíblico no capítulo 61 do livro do profeta Isaías. Este trecho narra profundamente o sentido da missão ao qual nós cristãos fomos chamados a vivenciar, de maneira muito especial nós seminaristas. Entendendo isto o Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil proporciona aos seminaristas provindos do Movimento da Renovação Carismática Católica (RCC), e também a outros que se identificam com o Movimento, a possibilidade de vivenciar a sua espiritualidade própria preservando assim a sua identidade.
O grupo de oração da RCC vem sendo a mais de um ano uma realidade dentro do Seminário conduzido pelos próprios seminaristas e orientado pelo Reitor, o Padre Deomar de Guedes, L. C. Torna-se uma referência concreta da palavra do Apóstolo Paulo, “Há diversidades de dons, mas o Espírito é o mesmo; diversidades de ministérios, mas o Senhor é o mesmo; diversos modos de ação, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.” (2 Cor.12, 4-6) Deus é quem suscita os dons dentro da Igreja e nós somos canais desta graça santificante. Por isso um seminário com uma diversidade de culturas como o Mater Ecclesiae do Brasil, procura sempre atender as diversidades existentes na nossa Igreja Católica, principalmente no que diz respeito à espiritualidade.
O nosso grupo de oração surge como uma resposta aos anseios dos seminaristas com o carisma da Renovação Carismática. O Papa Bento XVI, ainda como Cardeal, descreve a importância do surgimento de movimentos dentro da Igreja depois do Concílio Vaticano II, bem como do surgimento de candidatos ao sacerdócio provindos destes movimentos: “A alegria da fé que nela se experimenta traz em si algo de contagioso. E neste contexto crescem atualmente, de maneira espontânea, novas vocações para o sacerdócio ministerial e para a vida religiosa.” Portanto, percebe-se quão grande e importante é a presença deste movimento dentro do Seminário, engrandecendo a espiritualidade do mesmo, a fim de que, aqueles que aqui são formados, saibam como atuam os diversos grupos da nossa Igreja.
No mundo pós-conciliar em que enfrentamos uma banalização do sagrado, o nosso Grupo de Oração, “Apóstolos do Espírito Santo”, traz como um dos pontos principais para a vida em comunidade, uma maior reverência à dimensão litúrgica e à vida espiritual. Promovemos encontros voltados para o aprofundamento do mistério salvífico de Cristo, e para a formação intelectual dos membros.
Falando ainda da importância da existência deste movimento no Mater Ecclesiae do Brasil, ressalto uma das frases do Cardeal Ratzinger: “surge aqui uma nova geração da Igreja, a quem olho com grande esperança. Acho maravilhoso que o Espírito seja novamente mais forte que os nossos programas e valorize algo bem diverso daquilo que tínhamos imaginado. Neste sentido, a renovação está a caminho, discreta, mas eficazmente.” Portanto, esta presença Carismática no Seminário, nada mais é do que a resposta de Deus para aqueles que estavam com o ânimo acabrunhado de tal forma que necessitava deste “avivamento no Espírito Santo”, para não desistir no meio da caminhada para sacerdócio. Por isso, investimos na formação dos membros do grupo para que sejam fortalecidos espiritual e intelectualmente e não tenham medo de dizer: “Eis me aqui Senhor , envia-me.”
Neste intuito este grupo quer fazer com que o Espírito Santo de Deus seja a Luz de nossas vidas dentro e fora do seminário. Por essa razão vemos de maneira muito especial nas orientações de nossos bispos do Brasil a maneira de caminharmos ao encontro do Senhor que nos chama e nos diz “vem e segue-me”. Portanto, queremos nos deixar guiar pelo Espírito Santo para fazer de nossas vidas testemunho de Jesus Bom Pastor. E assim renovamos o nosso chamado a trabalhar na messe do senhor Jesus que no confia este carisma especial.
Por fim, agradecemos a Deus e ao nosso Reitor, o Pe. Deomar, bem como a todos os padres que compõe a equipe de formação do seminário, pelo apoio ao nosso grupo; pois sabemos que estamos para contribuir com a formação dos nossos colegas seminaristas e para o engrandecimento espiritual deste seminário. E pedimos a Deus que sempre nos dê forças para seguimos caminhando em busca da santidade, que é o que buscamos em primeiro e depois ao sacerdócio que almejamos.
Sem. Jaelson Santos (Teixeira de Freitas – BA)
E qual é o seu testemunho, o testemunho do seu Grupo de Oração? Envie para dpto.comunicacao@rccbrasil.org.br e mostre ao mundo nosso maior tesouro!