O Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica (RCC) é uma das expressões da Corrente de Graça RCC, surgida na Igreja Católica na década de 1960. Em plena unidade com a Santa Sé e com as igrejas locais (dioceses), o Movimento tem como célula principal os Grupos de Oração, cuja vocação é levar as pessoas a fazerem uma experiência profunda e verdadeira com a pessoa do Espírito Santo.

Nascida nos Estados Unidos há mais de 50 anos, a RCC está presente em centenas de países, nos cinco continentes; no Brasil, os primeiros encontros carismáticos datam de 1969. Atualmente, são mais de 15 mil Grupos de Oração em todo o país. Com este número, estima-se que mais de meio milhão de pessoas participem das reuniões de oração da RCC, semanalmente.

A identidade da RCC é o Batismo no Espírito Santo, ponto de partida da vida carismática; a prática dos carismas, que pode ser vivenciada na oração pessoal, na oração comunitária e na vida cotidiana; e a vivência fraterna, pois o Espírito Santo ensina a colocar tudo em comum.

Acreditamos no Batismo no Espírito Santo

“Desejo que compartilhem com todos da Igreja a graça do Batismo no Espírito Santo”
Papa Francisco

A espiritualidade carismática nasce em Pentecostes (conf. Atos 2)! No Cenáculo, com Maria e os apóstolos, vemos o derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja. Evento esse que se atualizou no fim de semana de Duquesne, respondendo ao clamor da Igreja, que, no pré-Concílio Vaticano II, pedia um Novo Pentecostes, um reavivamento dos dons e dos Carisma no seio do mundo.

O Batismo no Espírito Santo é uma experiência que renova e transforma a vida dos homens e das mulheres que se abrem a essa graça. É uma experiência profunda com o amor de Deus derramado no coração humano pelo Espírito Santo, e recebido através da submissão ao senhorio de Jesus Cristo. Ele atualiza o batismo e o crisma sacramentais, aprofunda a comunhão com Deus e com os outros cristãos, reaviva o fervor evangelístico e equipa as pessoas com carismas para o serviço e a missão.

Prometido já no Antigo Testamento (cf. Joel 3), o derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja primitiva acontece pela primeira vez no evento de Pentecostes (cf. Atos 2). A RCC acredita que o Espírito Santo continua batizando aqueles que desejam se abrir a esta graça. Nosso apostolado é ser rosto e memória de Pentecostes nos dias de hoje!

Quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos no Cenáculo, eles experimentaram não apenas uma renovação pessoal, mas foram também capacitados com dons tais como a oração em línguas (glossolália) e com coragem, o que lhes permitiu modificar poderosamente a cultura ao seu redor. Eles foram transformados e Pedro, que era um leigo sem instrução, foi capaz de convencer de tal forma as multidões que elas aceitaram sua mensagem e foram batizadas.

“Não sei exatamente como aconteceu, mas durante aquele momento os meus sapatos se soltaram dos meus pés. Mais tarde, percebi que, assim como Moisés diante da sarça ardente, eu estava de fato em solo santo. Deitada ali, fui inundada, dos dedos das mãos aos dedos dos pés, com um profundo sentimento do amor pessoal de Deus por mim, do Seu amor misericordioso.”
Patti Gallagher Mansfield
sobre o fim de semana de Duquesne

Vivenciamos a prática dos carismas do Espírito Santo

A Renovação Carismática Católica é um Movimento dentro da Igreja Católica que tem como objetivo buscar uma vivência mais intensa e profunda da fé cristã, especialmente através da prática dos carismas do Espírito Santo. Essa prática tem sido uma característica marcante da RCC, levando muitos fiéis a experimentarem uma renovação espiritual e uma maior intimidade com Deus. 

Os carismas do Espírito Santo são dons especiais concedidos pelo Espírito Santo aos fiéis para a edificação da Igreja e para a evangelização. Eles são sentidos nas Escrituras Sagradas, especialmente nos ensinamentos de São Paulo, e incluem dons como a profecia, línguas, cura, discernimento, sabedoria, conhecimento, entre outros.

A RCC acredita que esses carismas são atuais e devem ser buscados e vivenciados pelos cristãos hoje em dia. Uma das principais características da prática dos carismas do Espírito Santo na RCC é a ênfase na experiência pessoal com Deus. Os fiéis são encorajados a buscar uma relação viva e pessoal com o Espírito Santo, permitindo que Ele atue em suas vidas de forma poderosa e transformadora. Isso envolve abrir-se à ação do Espírito Santo em momentos de oração, louvor e adoração, bem como em situações cotidianas da vida.

A prática dos carismas do Espírito Santo também está voltada para a edificação da comunidade cristã. A RCC acredita que esses dons são dados para o bem comum da Igreja e para a evangelização do mundo. Assim, os fiéis são incentivados a usar os carismas em suas comunidades locais, promovendo a unidade, o amor fraterno, a edificação mútua e a missão evangelizadora. Através dos carismas, a RCC busca uma renovação da vida cristã nas paróquias e comunidades, promovendo uma espiritualidade mais viva, participativa e missionária.

Os fiéis são incentivados a discernir os sinais da presença do Espírito Santo em suas vidas, a buscar a Sua orientação em suas decisões e permitir que Ele os conduza em seu caminho de santidade. 

Buscamos viver em comunhão fraterna

A comunhão fraterna é um valor central da Renovação Carismática Católica, que enfatiza a importância do amor fraterno como reflexo do amor de Deus. Os membros da RCC são encorajados a se relacionarem como uma verdadeira família espiritual, onde o respeito, a acolhida, a partilha e a solidariedade são cultivados. A comunhão fraterna é vista como um espaço acolhedor para o crescimento espiritual, onde os fiéis podem se apoiar mutuamente, compartilhar suas experiências de fé, rezar juntos, e caminhar juntos na busca da santidade.

A busca pela comunhão fraterna na RCC está ancorada na compreensão de que a vida cristã não é uma jornada solitária, mas sim uma caminhada em comunidade. A Igreja é concebida como um corpo, onde cada membro é importante e tem um papel a cumprir.

Essa comunhão fraterna pode ser vivenciada em diversos aspectos da vida do Movimento. Nas reuniões de oração e nos grupos de partilha, os membros são convidados a se relacionarem em um clima de respeito e confiança, compartilhando suas experiências de fé, suas lutas e vitórias espirituais. O diálogo aberto, a escuta atenta e a compreensão mútua são incentivados, promovendo a construção de relacionamentos saudáveis e genuinamente fraternos.

Momentos de convivência e confraternização, como retiros, encontros e eventos do Movimento também fazem parte dessa característica de comunhão fraterna. Esses momentos são evidenciados como oportunidades preciosas para fortalecer os laços de amizade e fraternidade entre os membros da RCC, promovendo o sentido de pertença e de comunidade. Uma partilha de momentos de alegria, de oração, de louvor e de serviço fortalece os vínculos de amor entre os irmãos e irmãs em Cristo.

Propagamos a Cultura de Pentecostes

Claramente, o Pentecostes é para o mundo. Trata-se de transformar a sociedade através do poder do Espírito Santo. A Cultura de Pentecostes cria uma sociedade que respeita a dignidade humana através do reconhecimento de que a humanidade é feita à imagem e semelhança de Deus.

O Batismo no Espírito Santo leva os homens e às mulheres a viverem a Cultura de Pentecostes. É uma sociedade na qual a esperança reina de forma suprema e a luz brilha mais forte do que qualquer escuridão. Nas palavras de São João Paulo II:

“No nosso tempo, que é tão ávido de esperança, faça que o Espírito Santo seja conhecido e amado. Ajude a trazer para a vida aquela “Cultura de Pentecostes”, que só ela pode tornar fecunda a civilização do amor e da co-existência amigável entre os povos. Com insistência fervorosa, não vos canseis de invocar “Vinde Espírito Santo! Vinde! Vinde! ” (Discurso aos delegados da Renovação no Espírito Santo).

RCC e os Papas

papa franciscopapa francisco
Papa Francisco
RCC: Uma Corrente de Graça para a Igreja
bento_xvibento_xvi
BENTO XVI
Discurso à Renovação Carismática da Itália
Rome,,Italy,-,December,08,:,Pope,John,Paul,IiRome,,Italy,-,December,08,:,Pope,John,Paul,Ii
Papa João Paulo II
Mensagem às lideranças da RCC
papa joãopapa joão
Papa João Paulo II
Mensagem à Fraternidade Católica e Associçãoes de Aliança Carismática
Vatican,City,,Vatican,-,25,April,2004:,Pope,John,PaulVatican,City,,Vatican,-,25,April,2004:,Pope,John,Paul
Papa João Paulo II
Mensagem no Encontro de Movimentos Eclesiais
Rome,,Italy,-,December,08,:,Pope,John,Paul,IiRome,,Italy,-,December,08,:,Pope,John,Paul,Ii
Papa João Paulo II
"A Renovação é um dom à Igreja"

Como estamos organizados

A Renovação Carismática Católica do Brasil é uma realidade organizada e estruturada, com uma rede de coordenação que busca promover a unidade e o crescimento do Movimento em todo o país. O papel do Conselho Nacional, do Escritório Nacional e das demais instâncias de coordenação é fundamental nesse processo, garantindo uma atuação coesa e eficiente. O Conselho Nacional é o órgão de coordenação nacional do Movimento, composto pelos presidentes de Conselhos Estaduais e pela presidência eleita em assembleias nacionais. Ele é responsável por traçar as diretrizes e orientações para a RCC em âmbito nacional, promover a unidade entre as diferentes instâncias de coordenação e representar o Movimento perante a Igreja e a sociedade. Junto dele, atuam também coordenadores nacionais de Ministérios, membros convidados e comissões de serviço.

O Escritório Nacional da RCC é a instância responsável pela administração e organização dos recursos materiais e humanos do Movimento em nível nacional. Ele oferece suporte às demais instâncias de coordenação, promove a comunicação interna e externa, organiza eventos e formações, e atua como centro de referência e apoio para as atividades da RCC em todo o país.

Além desses organismos, a RCC é estruturada em diferentes instâncias de coordenação, que compreendem os estados, dioceses, paróquias, foranias, dentre outros, e grupos de oração. Os estados são responsáveis por levarem às suas respectivas dioceses as moções inspiradas ao Conselho Nacional e trazer a este as necessidades do povo de sua região. Já as dioceses são responsáveis por auxiliar os grupos de oração e promover formações e eventos locais. Por fim, os Grupos de Oração são a célula fundamental da RCC, onde os fiéis se reúnem regularmente para orar, viver e propagar a espiritualidade carismática.

 

Missão

Evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, para fazer discípulos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Visão

Tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado, difundindo a espiritualidade e a Cultura de Pentecostes a partir do Grupo de Oração.

Como estamos estruturados

Leia também