SECRETARIA MOISÉS
Rede Nacional de Intercessão

“Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum”. (I Cor 12,4-7)

Espiritualidade: A vivência do Batismo no Espírito Santo com todas as sua conseqüências, é a nossa identidade, enquanto Renovação Carismática Católica. Viver essa graça significa deixar que esse mesmo Espírito aja em nós e através de nós. Assim, vemos aflorar os dons carismáticos, graças especiais, que como diz São Paulo, são para a edificação da Igreja, Corpo Místico de Cristo, do qual fazem parte todos os batizados.
Na inauguração pública da Igreja, em Pentecostes (cf At 2,1ss), o Espírito Santo encheu o local onde estavam reunidos e viu-se imediatamente a manifestação dos dons carismáticos na assembléia: oração em línguas, louvores espontâneos, proclamação das maravilhas de Deus e, principalmente, a pregação querigmática de Pedro, que no poder e na unção do Espírito Santo converteu milhares de pessoas.
Portanto, o lugar propício para nós, intercessores, exercitarmos essas graças especiais, os carismas, é no grupo de oração (nosso cenáculo). Por isso, é imprescindível o intercessor ser assíduo as reuniões do grupo de oração. É no grupo de oração que, pelos louvores, pelos cânticos e, principalmente, pela docilidade e abertura ao Espírito Santo, que vemos acontecer os carismas em nós e na assembléia.
Na medida em que exercitamos e exercermos os carismas, eles vão crescendo em nós e vamos adquirindo mais desembaraço no seu uso. Podemos e devemos pedir cada vez mais os dons ao Senhor e até mesmo uma nova unção nos que já estivermos exercendo, tanto os listados por S. Paulo na I Carta aos Coríntios (oração em línguas, profecia, palavras de sabedoria e ciência, discernimento – I Cor 12,7ss), como naqueles que o Espírito Santo suscitar.
Partindo dessa experiência pentecostal semanal no grupo de oração, é que no dia da reunião da equipe/ministério de intercessão estaremos “exercitados” e “habilitados” para a intercessão profética, na qual, pela ação do Espírito Santo, escutaremos do Senhor quais as prioridades de oração, pois é o Espírito quem nos conforma à vontade de Deus (cf Rm 8,26). A reunião da intercessão é outro momento privilegiado e prioritário para exercermos os carismas. É através deles que veremos o Senhor operar suas maravilhas nas pessoas pelas quais intercedemos.
Encontraremos, também, mais desembaraço na oração pessoal pela prática dos dons, principalmente o dom do discernimento (protetor de todos os dons), que irá nos

auxiliar em ver, ouvir, compreender e aceitar como o Senhor quer que conduzamos nossa vida. A oração em línguas também abre nossa mente para o louvor e a escuta do Senhor.
Por fim, devemos nos lembrar de agradecer sempre a Deus pelos dons recebidos, pois as graças especiais são presentes de Deus para o seu povo.

Reflexão: Como tenho vivido o Pentecostes nesse três momentos de minha vida?
· Na oração pessoal
· Na oração comunitária (Grupo de Oração)
· Na oração do ministério/equipe de intercessão.

Intercessores, não podemos desperdiçar as graças que o Senhor tem derramado sobre nós.
“Assim enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum.” (I Cor 1,7)

Orientações Práticas

– Pedir a Efusão do Espírito Santo, para que os dons venham a aflorar cada vez mais em nossas vidas.
– Se possível, ter um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento no mês de junho, com todo o ministério de intercessão reunido.
– Procurar organizar e participar da novena do Divino Espírito Santo, em preparação para a Solenidade de Pentecostes.
– Rezar o Santo Rosário (diário) ou pelo menos os mistérios sugeridos para cada dia da semana, com enfoque principal nas famílias e pela Paz no Mundo como pede o Santo Padre.

Intenções do Mês

· Pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, sua saúde e seus apelos pela Paz Mundial, principalmente na Terra Santa e no Oriente Médio.
· Pelos Bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos(as), para que vivam intensamente o chamado de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo.
· Pelo Encontro Nacional das Secretarias Marta (Promoção Humana) e Matias (Conscientização Política) nos dias 19 a 22 de junho em São Paulo.
· Pelo I Encontro Carismático do Cone Sul em Foz do Iguaçu de 27 a 29 de junho.
· Pelo Conselho Nacional da R.C.C. e pela preparação do Congresso Nacional em julho em São Paulo.