Dando continuidade ao exercício espiritual da leitura orante da Palavra de Deus, nesse mês trataremos do primeiro momento que é a leitura de um texto, podendo ser a liturgia do dia ou um texto inspirado pelo Espírito Santo no momento da oração.
Podemos reescrevê-lo consultando as notas de rodapé citadas na mesma. Procure ver a cena, o lugar, o momento histórico do povo, caso seja no Antigo Testamento. Caso seja uma passagem do Evangelho, leia e transcreva como se estivesse junto com Jesus naquele momento.
Veja os aspectos literários: personagens, quem?, onde?, por quê?, etc. Preste atenção também nos aspectos históricos: situação política, social, cultural, econômica, escravidão.
Veja também os aspectos teológicos, ou seja, procure descobrir o que Deus queria dizer ao povo naquela situação. Sendo nos Evangelhos, como Jesus se portou e o que operou? Nas cartas de Paulo ou dos outros apóstolos, o que a Palavra estava querendo dizer naquele momento aos destinatários, etc.
“Se alguém me procurar nestas páginas, vou atraí-los para junto de mim, participarei de sua leitura, como se tivesse o livro em minhas mãos. Quando duas pessoas leem juntas, no mesmo livro, uma parece respirar o sopro da outra. Assim eu vou aspirar o sopro dos desejos dessa alma e eles vão comer em favor as entranhas da minha misericórdia; e farei com que ele respire o sopro de minha divindade e será toda renovada interiormente”. (Santa Gertrudes, em “O arauto do Amor Divino”)
Intenções para o mês:
1. Que sejamos cada vez mais anunciadores e propagadores da Cultura de Pentecostes em 2010.
2. Pelos eventos de carnaval que acontecerão por todo o Brasil, para que o Espírito Santo suscite anunciadores da Palavra de Deus.