O comitê da Jornada Mundial da Juventude de 2016, na Cracóvia/Polônia, está promovendo uma campanha de oração, como preparação para o grande evento de jovens católicos do mundo todo, chamada “P2P: People to People, Prayer to Prayer” – pessoa a pessoa, oração a oração”.
O site oficial chama à atenção logo no início: “a Jornada Mundial da Juventude não está se preparando por si mesma. Se nós queremos que ela seja extraordinária, nós precisamos agir agora! É hora de se concentrar”.
O tempo escolhido para a campanha foi o Advento, tido como “a oportunidade perfeita para começar”. E se tratando de um evento universal, não há iniciativa mais propícia para um grande começo das preparações, do que a oração comum, a unidade. “E se vamos orar, o rosário é indispensável. Porque o rosário é o povo. Povo vivo”, explica o site.
Ainda de acordo com o texto base do P2P, o rosário não é apenas um método de oração, devoção da igreja, ato religioso de louvor, mas também é uma pessoa viva, com tudo o que ela carrega de si mesma, com toda a sua vida, com todos os seus segredos. Por isso, no tempo do Advento, o desejo é que todos sejam reavivados por esta oração.
P2P – Pessoa a Pessoa, Oração a Oração
Acompanhe a seguir, o funcionamento da campanha P2P:
Todos os dias nas comunidades em que participamos, por exemplo, após cada Missa, vamos trocar rosários (terços). Quando você der um rosário a alguém, conte sua intenção e pergunte a intenção desta pessoa. Ao longo do dia, ao carregar aquele rosário, você carregará também o segredo daquela pessoa, tantos os ditos e quanto os não ditos.
Por este gesto, será como se você estivesse segurando as mãos daquela pessoa em seu ombro, dando-a suporte, apoio e compartilhando alegria. Na verdade, tudo isso será feito por meio de seus dedos, que irão passar por dezenas de mistérios. Da mesma forma, suas intenções passarão por dezenas de mãos. E todos elas se fundirão junto com os mistérios de Deus em um vivo rosário. Isto é a Igreja. A Igreja viva. Não há razão para esperar. Compartilhe!
Para aqueles que não puderem trocar seu rosário pessoalmente, a JMJ Cracóvia organizou um evento no Facebook, com o nome P2P – people to people, prayer to prayer. Se você deseja trocar com alguém suas intenções, entre no evento e encontre alguém que também deseja participar da campanha.
Para saber mais, acesse o site da JMJ Cracóvia (ainda sem versão disponível em português).
Fonte: Site Oficial Krakow2016