A RCC do Brasil inicia o ano de 2014 com o propósito de aprofundar a virtude da unidade entre os seus membros. Este propósito é um direcionamento para todos os membros da RCC do Brasil onde o Senhor nos chama a construir a unidade em todas as realidades do nosso Movimento. Esse direcionamento nasceu a partir do discernimento do Conselho Nacional sobre a orientação de São Paulo à comunidade de Éfeso, quando diz: “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef 4,3).
Para nós que servimos no Ministério de Intercessão este tema é muito propício, pois o Plano de Ação para o nosso Ministério neste ano orienta justamente a aprofundarmos a dimensão do amor fraterno entre os intercessores. E não há outro meio melhor para aprofundar o amor fraterno do que colocar em prática a virtude da unidade. Desta forma, precisamos encontrar meios bem concretos para que a unidade seja uma realidade no nosso dia-a-dia. Um destes meios é exercemos o nosso ministério com a visão da ministerialidade orgânica, ou seja, exercer a intercessão na RCC com a consciência de que fazemos parte de um organismo onde cada Ministério é um órgão vital para o nosso Movimento e, por isso, devemos servir em perfeita harmonia com os demais Ministérios.
Sabemos, no entanto, que a unidade é um dom de Deus e que a única maneira de vivenciá-la é nos decidindo em dar passos bem concretos em sua direção. Por isso queremos incentivá-los a orar ao Espírito Santo para pedir que Ele nos ajude a colocar em prática em nossos grupos o Plano de Ação do Ministério de Intercessão para este ano de 2014. Assim, encontraremos meios para aprofundar a unidade e consequentemente o amor fraterno, não somente entre os intercessores, mas também entre os irmãos dos demais Ministérios no nosso Grupo de Oração. Quem ama vive a dimensão do perdão, suporta, compreende e vive em perfeita comunhão com os outros.
O cultivo do amor fraterno entre nós deve garantir a nossa sobrevivência no Senhor. Desta forma devemos zelar por nossa unidade no amor e nisto o grupo de intercessores é canteiro seguro de desenvolvimento de vida de comunhão. Neste sentido, São Pedro em sua primeira carta faz a seguinte recomendação: “Finalmente, tende todos um só coração e uma só alma, sentimentos de amor fraterno, de misericórdia, de humildade. Não pagueis mal com mal, nem injúria com injúria. Ao contrário, abençoai, pois para isto fostes chamados, para que sejais herdeiros da bênção”. (IPe 3,8-9)
É possível perceber que a unidade, o amor e o companheirismo são os elementos que adicionados à obediência aos princípios estabelecidos pela Palavra de Deus, podem nos dar a paz e a bênção que esperamos, mesmo que tudo ao nosso redor esteja ruindo, seremos como uma árvore que não sai do lugar, mesmo que pela sua força o vento a balance por um tempo, mas ao encerrar a ventania estaremos firmes e de pé. A unidade no amor é capaz de nos unir a nossos companheiros de jornada, mesmo que sejamos diferentes, e somos diferentes, devemos aceitar esta realidade para melhor conviver.
Quando começarmos a entender isso e colocarmos em prática, tudo será melhor, os caminhos serão alargados, e poderemos cumprir com mais êxito a missão que nos foi confiada pelo próprio Senhor. Viver a unidade no amor é uma poderosa arma para que a nossa intercessão alcance a eficácia de atrair pessoas para Cristo.
Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão
INTENÇÕES PARA ESTE MÊS
1. Pelo Encontro Nacional de Formação da RCC (ENF) que acontecerá de 23 a 26 de janeiro de 2014 em Aparecida/SP.
2. Pela unidade na RCCBRASIL.
3. Pela Reunião de Oração do Grupo de Oração (pelo pregador, dirigente, músicos e demais servos e pelas pessoas que participam da Reunião de Oração).
4. Pelos Ministérios da RCC no Grupo de Oração, na sua Diocese, no Estado e no Brasil.
5. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesano, estadual e nacional da RCC.
6. Pelos projetos da RCC na Diocese, no Estado, no Brasil na América Latina e no Mundo.
7. Pelos eventos de evangelização da RCC no Grupo de Oração, na Diocese, no Estado e no Brasil.
8. Pela Reunião dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional que acontecerão neste ano.
9. Pelas coordenações do Grupo de Oração, da RCC na Diocese, no Estado e no Brasil (Coordenadora Nacional: Katia Roldi Zavaris e sua família).
10. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelo seu Bispo diocesano, pelos Sacerdotes, pelos Diáconos, pelos Religiosos e Religiosas e pelos Seminaristas.
11. Pelas casas de missão e missionários da RCCBRASIL.
12. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores.
13. Para que todos os membros da RCC do Brasil se abram para à moção da Reconstrução.