Queridos comunicadores do amor de Deus!

A paz de Jesus e o amor de Maria!

Viveremos o mês de outubro impulsionados pela ordem de nosso senhor Jesus Cristo: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa notícia para toda humanidade”, que está descrita no evangelho de São Marcos 16,15, segundo a edição pastoral da CNBB.

 Sabemos que o mês de outubro é o mês dedicado às missões, contando com várias motivações da Igreja. O ministério de comunicação social da RCCBRASIL, juntamente com os diversos Ministérios da RCC nos estados e dioceses, através dos Grupos de Oração, também promoverá diversas missões de evangelização, algumas dessas atividades são: Ruah, Jesus no Litoral, Incendeia, Semanas Missionárias, e semanalmente as reuniões de oração dos grupos de oração.

Todas as missões precisam da atuação forte e determinada dos comunicadores, atuação essa que acontece antes, durante e depois dos eventos, desde os mais simples aos mais complexos, com grande ou pequena quantidade de pessoas. Por esse motivo, nós, comunicadores, somos chamados constantemente, por Jesus, pela Igreja e pela RCC, e devemos estar preparados em todas as dimensões para a missão.

A reflexão desse mês aborda a forma como devemos nos ver para a missão. No catecismo da Igreja Católica, 436, apreendemos que Jesus é sacerdote, profeta e rei, e assim todos os cristãos também devem ser, sacerdotes, profetas e reis, o que possibilita um perfil missionário completo. Utilizaremos o entendimento do professor Felipe Aquino nessa reflexão: o cristão é sacerdote quando providencia a edificação espiritual de seus próximos, família, amigos e desconhecidos. O seguidor de Cristo é profeta quando ensina a verdade de Cristo e sobre a Igreja, com palavras firmes e a certeza que por ele Deus fala. Por fim, o cristão é rei quando cuida do povo que lhe é confiado, servindo-o de maneira humilde, caridosa e zelosa, combatendo o que for necessário para protegê-lo e providenciando o que é necessário para o mesmo, como o Cristo fez dando sua vida por toda a humanidade.

O comunicador deve ter o desejo de uma espiritualidade firme, coerente, frutífera, e edificadora, ou seja, plena no Espírito Santo. Somente com os sacramentos, oração pessoal diária e discernimentos contínuos, teremos alimento constante para essa vida, possibilitando o serviço para a igreja e as formando relações pessoais duradoras. Somente pleno do Espírito de Deus, o comunicador poderá exalar o belo perfume do Cristo Jesus (Documento 99 CNBB – Teologia da comunicação), assim sendo como um sacerdote para a comunidade onde anuncia, possibilitando a comunhão de informações, ligando o coração do povo ao Sagrado Coração de Jesus.

Ser profeta é uma das características do missionário do amor; ser os lábios de Deus através dos meios de comunicação, seja por áudio, vídeo, imagens ou palavras. Para isso, é necessário ter um profundo conhecimento e intimidade com Ele. O profeta conhece os documentos da igreja, ou seja, a tradição, a palavra de Deus, a revelação, que precisa ser sua verdade vivida e testemunhada.

 Reinar é cuidar de um povo, e o comunicador para cuidar deve estar no meio desse povo, presente, participativo e prestativo, providenciando toda a comunicação que o coração da pessoa carece, até mesmo aquela que ela não sente falta. Essa coroa não é para ser servida, mas para servir, proteger, trazer para perto, unir e amar.

 Unamo-nos em oração coletiva, em todo Brasil durante todo os dias 02 de outubro. Convidem todos os comunicadores, católicos, não católicos, universitários, jovens, estrangeiros, para que possamos rezar, meditar, refletir sobre a comunicação que é feita no mundo e se ela vem servir a humanidade, buscando o bem de todos, se ela tem edificado comunidades, se tem protegido os necessitados e carentes.

 Em especial peço aos comunicadores da RCC que passemos a primeira sexta-feira do mês em oração, em jejum, e nos encontremos através do periscope da RCCBRASIL às 22h, para colocamos, juntos, no Sagrado Coração de Jesus as seguintes intenções:

Pela Igreja e seus fiéis;

Pelos Sacerdotes do mundo inteiro;

Pela RCC em todo mundo;

Por todos os comunicadores.

 Tomemos posse dessas orientações e busquemos nossas comunidades, grupos de oração e sejamos Missionários do Amor. 

 “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa notícia para toda humanidade” Marcos 16,15

Atenciosamente,
Ministério de Comunicação Social – RCCBRASIL