A família foi pensada e criada no coração de Deus!

Não foi uma iniciativa humana, mas o próprio Deus a desejou e a constituiu. Quando o homem foi criado, em seu coração foi colocada uma solidão que o fez se perceber incompleto. Vendo que não era bom que o homem ficasse só, o Senhor fez a mulher. A união entre o homem e a mulher é uma experiência de comunhão e complementariedade de um para com o outro. Desta forma, como “uma só carne”, o casal, criado à imagem e semelhança de Deus, torna-se o princípio da família. A partir desta união fecunda, a vida se manifesta e novos filhos e filhas de Deus são colocados no mundo. Novas pessoas são formadas. O homem, a mulher e os filhos são dons. A família é de Deus!

Se a família é de Deus, não podemos fazer o que quisermos com ela, não podemos manipulá-la. Não podemos reinventar a família do ponto de vista de sua estrutura.     

“A família manifesta e realiza a natureza de comunhão e familiar da Igreja como família de Deus! Cada membro, segundo o próprio papel, exerce o sacerdócio batismal, contribuindo para fazer da família uma comunidade de graça e de oração, escola das virtudes humanas e cristãs, lugar do primeiro anúncio da fé aos filhos.” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica n. 350). Sendo assim, a família é a origem e a base de toda a sociedade humana com os seus princípios e valores como fundamento. A transmissão dos valores dos pais para os filhos traz a segurança da continuidade entre as gerações de tudo o que dignifica e valoriza o ser humano, enquanto pessoa biopsicossocial e espiritual.         

Com a entrada do pecado no mundo, como fruto do orgulho, a família foi profundamente ferida e, com isso, vemos o mal e a maldade se instalando entre os homens. A comunhão inicial da família é rompida pelo pecado e fica ameaçada por diversas realidades más, tais como, a discórdia, a infidelidade, a violência, o egoísmo, o hedonismo e o relativismo. Hoje, de fato, vemos uma realidade em que muitas famílias se encontram profundamente feridas e os filhos e filhas de Deus, que a constituem se degradam a cada dia mais em sua dignidade e se distanciam da originalidade que Deus os fez.      

No entanto, apesar de todo mal instalado na sociedade, temos uma esperança que não engana. A família tem um Salvador, Jesus Cristo, que pode em sua infinita misericórdia, fazer com que ela viva segundo o desígnio original de Deus. Ele mesmo nos afirma: “Não separe, pois, o homem o que Deus uniu” (Mc 10,9). Em Jesus, a união natural do homem e da mulher é elevada a sacramento, como um sinal visível do amor de Cristo para com a Igreja e do amor eterno da Santíssima Trindade. Isso significa que uma vez os esposos, consentindo a sua união de um para com o outro, livremente no amor do Senhor, o Senhor unge com o Espírito Santo de Amor, o amor dos dois. O casal, diante do altar do Senhor, se dá em casamento e depois recebem a bênção nupcial. O Senhor derrama o Seu Espírito e aquele amor humano do casal é ungido pelo Espírito de Cristo que, assim, passa a ser sinal eficaz do amor entre Cristo e a Igreja.  Portanto, os esposos possuem, pelo sacramento do matrimônio, a graça para estabelecer um vínculo perpétuo e exclusivo, como a aliança eterna de amor de Cristo e a Igreja e podem crescer em santidade a partir da vida conjugal, na doação total de um para com o outro e da educação dos filhos.         

Pode-se, por conseguinte, vivenciar uma verdadeira escola de santidade no ambiente familiar, que se dá por um processo de aperfeiçoamento do amor entre os membros da família, na vida cotidiana, nas coisas simples do dia a dia; pois, não somos acabados, temos fragilidades e somos imperfeitos. Logo, a Sagrada Família de Nazaré é o início de muitas outras famílias santas. Jesus escolhe uma família para nascer e crescer. Nela passou uma grande parte de sua vida, no silêncio e na obediência à sua mãe, Maria e ao seu pai, José. Com o Verbo que se faz carne e habita entre nós em uma família, Deus toca a família humana e a santifica.

Dentro de todos os desafios da atualidade, da queda ética e moral que tem se instalado no mundo, a família é um luzeiro em meio às trevas. Uma família santa é luz para muitas outras famílias. Se nós, famílias cristãs, não formos capazes de testemunhar e evangelizar, quem irá? Por trás de toda confusão relativista do mundo, existe um clamor por evangelização, por sentido de vida, por testemunho. Não podemos desanimar, Jesus está vivo e quer entrar em nossas casas. Precisamos buscar as famílias feridas, que são vítimas, que sofrem, buscar a ovelha perdida para levá-la à luz, à verdade e à fé. Não atuamos para condenar ou para julgar, mas para salvar. Assim, somos capazes de mostrar ao mundo a beleza do matrimônio e da família cristã.        

Que os nossos Grupos de Oração sejam celeiros de famílias santas, famílias transmissoras da fé, famílias responsáveis pela educação católica, famílias que irradiam a fé para outras famílias, famílias defensoras da vida e do núcleo familiar, famílias que geram e promovem santas vocações e famílias que sejam missionárias.

Somos família de Deus!

 

André e Jacqueline Antonieti

Grupo de Oração São Francisco de Assis II – Franca-SP

Coordenadores do Ministério para a Família de São Paulo

 

Você já conhece a música tema do Ministério? Confira abaixo:

 

FAMÍLIA É DE DEUS

 

   C                          Am                            F                                      G

“Sede misericordiosos, como Vosso Pai.”    Nos mandou Jesus.

      C                                  Am                                     F                                       G      (G7)

“Amai-vos como Eu vos amo.”    “Perdoe seu irmão.”    Nos mandou Jesus.

 

     Am                                                         G

“A tua vida fui Eu quem te dei.      No ventre da tua mãe, Eu te formei.    

          F                                                             G        (G7)               

Nos braços do teu pai:  seguro, Eu te sonhei!”

     Am                   

Família é algo que veio de Deus.  

   G                                                                 F                                                             G      (G7)                       

Que o próprio Deus ao visitar os Seus, deu Seu exemplo vivendo numa Família!

 

                        C                                         G

Família é de Deus!      E permanece unida:

                F                                     G                       (G7)                    (Refrão 2x)

Quando reza unida!   Quando dá o perdão!

 

                   C        ( G/B      Am      Am/G      F      G  )

E segue amando!

 

       C                       Am                                 F                                         G

No seio de cada família, que reine a alegria dos filhos com seus pais!

              C                                         Am                                     F                                      G      (G7)

Que os pais brinquem com seus filhos.  Aprendam dialogar.   Se amem muito mais!

 

Am                                                                  G

Se a tempestade do mundo vier,      querendo desunir marido e mulher…    

     F                                                                       G        (G7)               

A Rocha da Família é Cristo!      Deus é Maior!

 Am                                                          G                                        

Busque a Verdade, te libertará!      Dentro do lar é preciso orar!

   F                                                                     G      (G7)                       

Dentro dos olhos do outro:   Deus encontrar!

 

Letra e Música:

Luciano Moreira Mendes

(Ministério JAVÉ NESSI- Outubro/2015