Em outubro, o Portal da Renovação Carismática Católica do Brasil vai apresentar alguns artigos que explanam assuntos relacionados aos valores da família, especialmente no que se refere à educação dos filhos. O assunto será abordado por membros do Ministério para as Famílias e do Ministério para Crianças e Adolescentes da RCCBRASIL.

Serão reflexões sobre a temática à luz de um dos últimos documentos que a Igreja abordou isso, a exortação apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados:

1.         Onde estão os filhos?

2.         A formação ética dos filhos

3.         O valor da sanção como estímulo

4.         Realismo paciente

5.         A vida familiar como contexto educativo

6.         Sim à educação sexual

7.         Transmitir a fé

======================================================

 

Confira o terceiro texto:

 

O valor da sanção como estímulo

É no lar que os filhos se tornam bons cristãos. Saber orientar com firmeza e retidão é dever dos pais. Por mais dura que pareçam soar as palavras e exortações de correção, fato é que devemos usar da correção, não unida à violência, mas à obediência para formarmos cidadãos de bem, que veem o amor familiar e reconhecem os esforços paternos de formar homens e mulheres cristãos.

Como já nos ensina o livro do Eclesiástico, “aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele, e nele mesmo se gloriará entre seus amigos” (Eclo 30, 2). O filho que comete uma má ação deve ser corrigido, mas nunca como um inimigo ou como alguém sobre que se descarrega a própria agressividade, já nos ensina Papa Francisco, em sua exortação Apostólica Amoris Laetitia.

Os educadores são unânimes em reconhecer e dizer que educamos os nossos filhos muito mais pelo exemplo do que por palavras, mas cabem a nós, pais, falar e viver os ensinamentos cristãos para que nossos filhos sejam formados na fé, pois, “como crerão naquele de quem não ouviram falar?”, já nos exortava São Paulo em sua carta aos Romanos (Rm 10, 14).

Por fim, orientados pelo Espírito Santo, somos chamados na oração a levar nossos filhos à maturidade da fé, com consciência de sua dignidade humana, no respeito e num ambiente familiar onde o exemplo de amor entre pais e filhos seja a primeira escola da experiência de amor a Cristo e a sua Igreja.

 

Verônica Machado Lima e Frank Ney Sousa Lima

Grupo de Oração Maná

RCC Distrito Federal

 

 

======================================================

Leia mais!

Leia  o documento completo que fala sobre o amor na família, a Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Amoris Lætitia, do Papa Francisco. Leia já!

 

Oração à Sagrada Família

Jesus, Maria e José,
em Vós contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
confiantes, a Vós nos consagramos.

Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
autênticas escolas do Evangelho
e pequenas igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais haja nas famílias
episódios de violência, de fechamento e divisão;
e quem tiver sido ferido ou escandalizado
seja rapidamente consolado e curado.

Sagrada Família de Nazaré,
fazei que todos nos tornemos conscientes
do carácter sagrado e inviolável da família,
da sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,
ouvi-nos e acolhei a nossa súplica.
Amém!