O sorriso de Jacinta. Sim! Estou a me referir àquela pequena menina para quem a Virgem Maria apareceu em Fátima, em 1917.
Pode parecer irônico, diante dos poucos registros fotográficos em preto e branco da santinha, nos quais nem de longe ela esbouça qualquer possibilidade de sorriso. Particularmente, vejo como o semblante de alguém que está sendo observada e faz questão de deixar bem claro “não entre!” Então, por que falar do sorriso de Jacinta?
Se aproxima o Dia das Crianças. E talvez muitas tenham a idade compatível com tal condição, mas já não estejam preservadas na verdade de quem são. No entanto, Deus tem desejado devolver aos pequenos a alegria de um tesouro tão sagrado e precioso que nos tem sido roubado: a pureza. Se para os que a rodeavam seu semblante aparentava tristeza, Jacinta, na verdade, estava consciente da sacralidade do seu ser.
Estamos vivendo um tempo no qual “os nossos olhos não se cansam de ver, nem nossos ouvidos não se cansam de ouvir” (Ecle. 1,8b). De igual modo, nossas crianças têm sido estimuladas ao extremo. Contudo, temos esquecido que sem pureza não se pode ver a Deus (Mt. 5,8).
“Tira as sandálias dos pés” (Ex. 3, 5c). Tal foi a ordem de Deus a Moisés, quando quis se revelar pela sarça que ardia e não se consumia, mostrando-nos que a pureza é a porta para um relacionamento fecundo com Deus. E nós, enquanto pais, professores, evangelizadores etc. o que temos feito para preservar na nossa vida a pureza e assegurar que os pequenos não se percam, mas vejam o Senhor Jesus?
Tenho uma amiga de longa data que, como eu, já passou dos 30 anos de idade, mas possui um intrigante olhar de criança. Certa vez em oração, eu visualizava Nossa Senhora a se encantar com essa amiga e tomá-la como uma mãe que não resiste ao seu bebê… alegre, a bondosa mãe acaba por prodigalizar a todos ao redor, pela ternura recebida do pequeno. Assim é a Imaculada com os que preservam a pureza.
A Renovação Carismática Católica não é formada por pessoas imunes às corrupções deste mundo vão. Mas tem a seu favor a graça de clamar Aquele que veio lançar fogo à Terra (Lc 12, 49) e nos purificar para que também nós sejamos os guardiões dos pequeninos!
Não podemos nos conformar com este mundo (Rm 12,2a)! Que a celebração do Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil, a Imaculada Conceição Aparecida, nos faça a decidir, como a pequena Jacinta, não deixar o mal roubar o que Deus consagrou. São para Maria os mais belos sorrisos dos pequeninos… não tenho dúvidas que, no céu, Jacinta não para de sorrir.
Prepare-se e seja um instrumento de evangelização!
Evangelizar crianças e adolescentes é uma linda missão dada por Deus que requer unção, preparo e muita disposição!
Forme-se com a Renovação Carismática Católica do Brasil com os produtos oficiais do Movimento que visam levar a Palavra de Deus e a Cultura de Pentecostes para todas as crianças e adolescentes do Brasil! Prepare-se por meio da formação e seja um instrumento de evangelização!