“Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta” (Mt 21,5). Meu irmão, minha irmã: o teu Rei está chegando! É Jesus! Ele já veio há dois mil anos. Pela força da sagrada liturgia, esse ministério de fé, da entrada triunfal de nosso Salvador em Jerusalém, é atualizado. Não é um teatro, acontece de novo! E se o bom Deus permite, que em sua Igreja, esse fato se torne atual é porque Ele tem um único interesse: você! Amém? Jesus, o Bom Samaritano da humanidade, está nos vendo, sentindo compaixão e cuidando de nós. É o que temos experimentado na Campanha da Fraternidade deste ano.
Acredite: Jesus quer entrar em sua casa! O Domingo de Ramos da Paixão do Senhor marca o início da Semana Santa, a semana maior de nossas vidas, a semana que dividiu a história da humanidade em antes e depois. Ela precisa ser um divisor de águas em nossa vida, causar uma cisão. Mas isso depende unicamente de cada um de nós.
Neste ano de 2020, o Domingo de Ramos será bastante especial. Primeiramente, a Semana Santa será bastante especial. Será única! Nunca tivemos uma Quaresma como a que estamos tendo e nunca teremos uma Semana Santa como a que teremos. O Domingo de Ramos será especial porque, em decorrência da pandemia de Coronavírus, não sairemos às ruas cantando os nossos “Hosanas”. Mas Jesus continuará batendo à porta dos nossos corações! Desta vez, não entrará na Jerusalém-cidade, mas na Jerusalém dos nossos corações, na nossa cidade interior.
Outrora, o Senhor abriu mão da cidade para morrer. Agora, novamente. O alvo do Senhor sou eu, é você! De um Sermão de Cirilo de Alexandria: “Aquele que nos resgatou da condenação da lei, nos socorre quando somos tentados. E para consagrar ao povo com seu próprio sangue, morreu fora da cidade”.
Não tenho receio em afirmar: estamos numa guerra. Uma guerra que não é apenas epidemiológica. É também espiritual. O Inimigo quis tirar o povo de Deus da Missa, mas o tiro dele saiu pela culatra. Nunca houve tanta oferta de Missa pelos meios de comunicação. Os celulares têm diminuído a distância entre pastores e ovelhas, entre templos e batizados. O Inimigo quis tirar o povo da igreja, mas a Igreja está cada vez mais presente no coração do povo. Neste ano de 2020 só há mesmo uma possibilidade: Jesus entrar na Jerusalém dos nossos corações, e percorrer as ruas de nossa alma, já que pelas ruas de nossas cidades não haverá procissões.
Vamos rezar?
Senhor Jesus, nós te acolhemos com todo o coração. Nosso coração é tua casa. Nossa casa, a tua igreja! Vem, Jesus! Vem reinar sobre nós e através de nós. Jesus, se tu quiseres, podes até contar conosco como o teu jumentinho. Queremos te levar aos corações, à nossa família, ao nosso Grupo de Oração, ao nosso trabalho, à escola. Por onde andarmos, vem, Jesus! Vem conosco. Nós te levamos! E por onde formos, cada pessoa tenha um encontro pessoal contigo e a experiência do Batismo no Espírito Santo. Amém.
—————–
Padre Márlon Múcio
Comunidade Missão Sede Santos
Taubaté (SP)