A oração é diálogo com Deus e nos faz próximos de Deus. Na Sagrada Escritura, há várias indicações sobre a necessidade de nos dedicarmos à oração: “Orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5, 17); “Sede perseverantes, sede vigilantes na oração, acompanhada de ações de graças” (Colossenses 4, 2); “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento” (1 Timóteo 2, 8).

A oração acompanha toda a história da salvação como um apelo recíproco entre Deus e o homem (CIC 2591). Portanto, percebemos que a oração é um elo de amor constituído entre Deus e os homens, e estarmos em comunhão com os planos do Senhor, ou seja, o propósito dEle com relação a tudo o que existe e acontece, dessa forma a oração é essencial para se estabelecer sobre a humanidade a obra salvífica de Deus, São Padre Pio nos diz: “A oração é a mais sólida e indestrutível base de todas as obras”.

Por meio da oração, podemos ver Deus revelar Sua vontade e nos fortalecer para enfrentar as dificuldades da vida. Assim, a melhor forma de entender o efeito da oração é simplesmente orando.

Na carta a Timóteo, o Apostolo Paulo exorta sobre a oração a fim de que ela fosse feita em favor de todos e, especificamente, em favor das autoridades. Assim diz o texto sagrado: “Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador” (I Timóteo 2, 1-3).

Deus deseja a salvação de todos, por isso pede que oremos pelas autoridades constituídas, sejam elas civis ou eclesiais, pois dessa forma colaboramos para que os povos e nações vivam em uma atmosfera de tranquilidade, propiciando que as pessoas “cheguem ao pleno conhecimento da verdade” para que sejam salvas (1 Timóteo 2, 4).

No dia 7 de setembro, celebramos o marco da Independência do Brasil que simboliza o início da liberdade da nossa pátria. Esse é um momento oportuno para orarmos por nossa nação brasileira e pelas autoridades que a governa, para que todas as realidades que necessitem de mudança possam ser influenciadas pela vontade de Deus. Isso se concretiza por meio de um povo que se coloca em oração e clama para que se estabeleça sobre todos a graça da vida calma e tranquila, pois “Isto é bom e agradável diante de Deus” (I Timóteo 2, 3).

A oração movida e guiada pelo Espírito Santo é um alicerce na construção do Reino de paz, de dignidade, de justiça e de esperança onde “o domínio sobre um país está na mão de Deus” (Eclesiástico 10, 4).

 

———–

Josirene França da Silva

Coordenadora Nacional do Ministério de Intercessão RCCBRASIL

Grupo de Oração Quem Como Deus!