Entre as várias denominações de Nossa Senhora, uma chama atenção em especial: Nossa Senhora das Dores, algo que nos remete às sete dores de Nossa Senhora, a “Virgem do Silêncio”.

Fundamentadas na Bíblia, as sete dores de Nossa Senhora vão desde a profecia de Simeão e a fuga para o Egito, passando também pela perda do Menino Jesus até o encontro com ele no calvário, a crucificação, o recebimento do corpo de Jesus em seus braços (morte) e sua colocação no sepulcro.

É importante dizer que as dores de Nossa Senhora não devem ser recordadas pelo grande sofrimento, mas sim, como uma participação de Nossa Senhora num momento difícil, mas que nos leva a uma vida nova, tendo como ápice a Ressurreição de Seu Filho Jesus.

Mas, das Dores vem o alívio? O que podemos aprender com Nossa Senhora das Dores? Vivemos tempos difíceis: pandemia, falta de amor, julgamentos, contra testemunhos, dificuldades (dores) de todas as formas, mas Nossa Senhora vem nos trazer o anúncio de que após passarmos pelas dores teremos a Ressurreição, a Redenção, a vitória em Cristo.

Se você que lê este artigo é mãe, imagina você passar em silêncio por essas sete dores que Nossa Senhora passou? Difícil, não é? Pois é esse silêncio que nos traz a maior lição de amor, onde Maria, a comunicadora por excelência conseguiu falar a todas as gerações com o “silêncio da dor”.

Dor rima com esperança! Sim, isso mesmo! Maria acima de todas as dores teve esperança e confiou piamente em Deus e em seu projeto de Salvação.

E é assim que devemos seguir, confiantes de que mesmo diante de tantas dores que passamos na vida, “a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”(Rm 5, 5).

E quanto às nossas dores? O que fazer? Como manter-se de pé? Experimente passar uma hora em frente a Jesus no Sacrário ou mesmo trancado no silêncio da madrugada em seu quarto, rezando e pedindo a Deus que transforme as dores das tribulações em graça, em bênçãos, em milagres, em um processo para “nascer de novo”.

Teremos muitas dores, algumas difíceis de curar, mas lembrem-se: o Senhor escuta o barulho das nossas lágrimas, assim como Ele escutou o barulho das lágrimas silenciosas de Nossa Senhora.

Deus tudo vê! Deus tudo sabe! Deus tudo cura! 

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

 

———-

Márcio Queiroz

Grupo de Oração Nova Unção

Diocese de Palmeira dos Índios (AL)