Neste segundo domingo da Quaresma a RCCBRASIL te ajudará a fazer a Lectio Divina do evangelho. Esse conteúdo é retirado do livro da Loja RCCBRASIL “Palavra e Vida”, que traz o evangelho diário com meditação. Esse material é um trabalho conjunto da Editora RCCBRASIL e Ave Maria.
Venha ler e meditar o evangelho deste domingo!
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus.
Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!”
Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”.
Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.
Ler — Mateus 17,1-9
Meditar — À transfiguração de Jesus situa-se no início de seu caminho para a cruz. Sua finalidade, por um lado, é a manifestação da identidade dele e, por outro, fortalecer os discípulos que àquela altura estavam desencorajados pela possibilidade de um desfecho violento na vida de Jesus. Para o grupo mais chegado a Jesus, a transfiguração é um momento de ânimo, pois nela se manifesta a sua glória e antecipa a sua vitória sobre a cruz. Na vida, os momentos de grande entusiasmo e de proximidade de Deus nos ajudam a permanecer firmes e a enfrentar as dores, angústias e tribulações que fazem parte da caminhada da vida.
– Você sente que sua vida vai se transfigurando?
Orar – Ó Jesus, transfigurar-me contigo me anima para que eu supere os momentos de cruz que possam aparecer na minha vida.
Agir – Descobrir os momentos fortes de ação de Deus que transfiguraram a sua vida.
|
|