O Ministério Jovem do estado de Minas Gerais lançou a campanha “Sentinelas Pela Vida”, uma ação solidária em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue – 14 de junho. A Campanha consiste em unir os Sentinelas da Manhã de todo o estado, para doar sangue e incentivar inúmeras outras pessoas a se tornarem doadores. Os jovens deverão, em algum dia deste mês de junho, não necessariamente no dia 14, procurar coletiva ou individualmente, os diversos centros de doação de sangue espalhados por Minas Gerais e postarem as fotos na internet.
A iniciativa partiu do núcleo estadual do Ministério Jovem e tem o objetivo de fazer com que o maior número de jovens se mobilize para doar sangue, seguindo os passos de Jesus. “Assim como o Senhor doou até a última gota do seu sangue para que nós tivéssemos vida em abundância, nós também queremos, como Ele, doar um pouco do nosso sangue para dar vida a alguém”, disse Daniele Almeida – Coordenadora Estadual do MJ.
Jovens das diversas dioceses do estado abraçaram a campanha e já estão se mobilizando para o grande dia. Qualquer pessoa pode doar, basta preencher os requisitos básicos que são: estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 kg; estar descansado e alimentado; e respeitar o intervalo necessário entre uma doação e outra (60 dias para homens e 90 dias para mulheres).
Uma doação pode salvar quatro vidas
O Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância deste gesto que pode salvar vidas. A data foi escolhida porque no inverno há uma redução de 30% do número de doações. No Brasil, o número de doadores corresponde a apenas 1,9% da população, sendo que a OMS recomenda que este percentual esteja entre 3% e 5%.
O que a maior parte das pessoas não sabe é que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Por isso a importância da mobilização para que o número de doadores cresça cada dia mais.
Doe sangue, doe vida! Participe você também desta campanha!
Por: Comunicação MJ Minas