A Renovação Carismática Católica do estado de São Paulo enviou para a cidade de Afuá, na Ilha do Marajó, 12 missionários do Ministério de Música e Artes estadual. Durante os dias 29 de junho a 13 de julho, a equipe de missionários constituída por artistas carismáticos membros das dioceses de Piracicaba, Bauru, Osasco e membros das Comunidades Corpus Christi (Santa Bárbara D’Oeste) e Kénosis (Barueri/Piracicaba), se uniram em um belíssimo testemunho de comunhão na missão.
Os 12 missionários já estavam se preparando há cerca de um ano para participar do Encontro Mundial da RCC em Uganda, na África. Eles pretendiam participar da missão programada durante o Encontro Mundial, mas não fora possível levantar todos os recursos para custear a viagem à África. Sentindo o impulso do Espírito Santo e motivados a realizar de alguma forma a missão, chegou-se ao discernimento junto com a coordenação estadual da RCC SP que os missionários se dirigissem à Missão Marajó. Com os recursos anteriormente arrecadados, foram compradas as passagens e a RCC SP, através da ação denominada Dia Consagrado pela Missão, assumiu as demais despesas (traslados de barco e alimentação) dos missionários.
Virtes Romani, missionária da RCCBRASIL e coordenadora da Casa de Missão em Afuá, acolheu e organizou um cronograma para esses dias de missão. Isabel Pimenta, assessora nacional de Dança e Teatro, coordenou a equipe de missionários de São Paulo.
Segundo Virtes, para a Missão Marajó a presença dos missionários foi um mover de Deus. “Foram dias de benção, na convivência, nas partilhas nos afazeres da casa. Eles foram guerreiros, conseguiram evangelizar muitas pessoas através da arte, sem contar que, no dia a dia da nossa missão, eles estavam presentes, nas visitas às famílias, nos Grupos de Oração, na evangelização porta a porta. Amei a presença de cada um”, destaca.
Durante os dias de missão, os missionários de São Paulo levaram a alegria para crianças, jovens e adultos. Famílias inteiras foram evangelizadas através da música, da dança e do teatro. Para as crianças, a evangelização foi feita através de teatro com fantoches. Dom José Azcona, bispo da Prelazia do Marajó, esteve presente em um dos dias e se alegrou imensamente com a iniciativa dos jovens artistas missionários.
Os membros da RCC SP também participaram e colaboraram com os projetos realizados no munícipio marajoara. Trabalharam no Anjo Artes, no Anjo da Guarda, na distribuição do Sopão; fizeram evangelização porta a porta e visitaram as comunidades ribeirinhas, dentre outros.
Com essa iniciativa, o Ministério de Música e Artes do estado de São Paulo pretende despertar a consciência missionária nos demais membros e Ministérios da RCC, que podem ir muito além das atuais estruturas de evangelização.
Para Rogério Santos, presidente do Conselho Estadual da RCC de São Paulo, este é um momento privilegiado de consciência missionária: “A atitude desses 12 jovens manifesta uma verdade: não basta ficar apenas ‘falando’ de missão. É preciso assumir de forma concreta a missão, indo onde o Senhor está mandando. Enquanto não colocarmos os nossos pés nos campos de missão e sentirmos as ‘feridas de Jesus no pobre’, a missão permanecerá apenas como uma realidade poética”.
Emocionada, Isabel Pimenta conta a experiência vivida na Ilha: “Tudo será diferente para mim depois de estar na missão Marajó. Para nós, que fomos a esse campo de missão, tudo mudou em nossa relação com o Ministério de Música e Artes e com o chamado de Deus em nossa vida. Entendemos que Deus quer nos levar muito além daquilo que tínhamos planejado”.
No próximo dia 21 de agosto acontecerá a inauguração do Centro de Acolhida São Filipe Neri, em Afuá, que está sendo construído com a ajuda de recursos do Dia Consagrado pela Missão RCC SP. Para a inauguração, estarão presentes Dom José Azcona, Katia Zavaris, Rogério Santos, Marcelo Marangon, além de outras 20 pessoas do estado de São Paulo, incluindo alguns empresários e membros do Conselho Estadual da RCC SP.