Nos dias 24 e 25 de março, a RCC Piauí promoveu um Encontro Diocesano de Formação para Coordenadores e Ministérios (EDF) na Diocese de Picos/PI. Servos de todos os Grupos de Oração se fizeram presentes. O presidente do Conselho Estadual do Movimento, Carlos César, recebeu a todos com formação sobre o tema da RCC para 2012, lembrando que Jesus é o Bom Pastor e que confiou suas ovelhas a seus servos.
A mística que envolve o Homem que deu a sua vida por suas ovelhas nos instiga neste ano a depois de lançar as redes, apascentar as ovelhas do Senhor. Portanto, viver o ano do pastoreio é viver com intensidade o amor de Deus em nosso meio, em nossas famílias e em nossos Grupos de Oração.
A estrutura do encontro contou com formação geral e workshops específicos para Ministérios e Lideranças, colocando a RCC-PI em comunhão com os serviços que são orientados para a efetividade do Movimento.
No domingo (25), após a Santa Missa celebrada pelo Padre Raimundo Neto, assessor eclesiástico da RCC estadual, três ministérios conduziram uma oração: Crianças, Jovem e Famílias. Um verdadeiro clamor foi levantado em prol desses segmentos que necessitam de uma atenção especial, pois é no seio da família que o amor de Deus precisa reinar, para que crianças e jovens possam ser orientados.
Nessa mesma direção, o Coordenador Estadual enfatizou que o encontro foi marcado pela sede na oração. “O que mais me toca quando vou para o interior do Estado é que essas pessoas têm o mínimo e elas dão tudo para Deus, enquanto existem pessoas que têm tudo e dão apenas o mínimo para Deus”, partilhou César.
Ele ressaltou ainda a beleza do povo que se reúne e se organiza para participar dos encontros da RCC Picos. Observou o avanço, não somente na dimensão quantitativa, mas, sobretudo no aspecto espiritual e a busca da comunhão com o Movimento, ressaltando o papel do Ministério de Comunicação Social.
O Encontro contou ainda com momentos de louvor, adoração e oração. Esteve presente também no local o Padre Jonas Moura, assessor eclesiástico da RCC diocesana. Os ministérios concluíram a formação e em seguida o encontro foi encerrado com muita alegria e o sentimento de mais uma missão cumprida. Para a presidente do Conselho Diocesano, Irlândia Maria da Rocha, o EDF foi muito rico. Ela comemorou a presença de novos servos: “Muita gente nova, daqui de Picos, das cidades da Diocese. São pessoas que tem buscado a RCC”, concluiu.