Na noite da última segunda-feira (11), teve início no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina/PI, mais uma edição do retiro para seminaristas do nordeste, comumente conhecido como o “Nordestão”, organizado pelo Ministério para Seminaristas da Renovação Carismática Católica do Brasil.

Dom Sérgio da Rocha, administrador apostólico da Arquidiocese de Teresina e arcebispo eleito de Brasília/DF, presidiu a Missa de abertura do retiro conclamando todos os seminaristas para uma vivência de escuta pessoal e ao mesmo tempo comunitária da Palavra de Deus, conforme tema do retiro “Pela tua Palavra, lançaremos as redes” (cf. Lc 5,5) e o lema “Anunciavam com ousadia” (cf. At 4, 31).

O segundo dia pautou-se pelo aspecto espiritual e formativo da vida de um seminarista. Logo cedo se procedeu a oração das Laudes. Durante o dia houve momentos de oração e três pregações.  Dom Sérgio da Rocha, na primeira reflexão, enfatizou alguns aspectos do documento 93 da CNBB, denominado “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. Dom Celso, arcebispo emérito de Teresina, proferiu duas reflexões. Num primeiro momento refletiu sobre o sacerdote como pregador da Palavra de Deus. Depois refletiu sobre a Virgem Maria como a mãe dos sacerdotes.
 
Nesta quinta (14), os seminaristas farão uma experiência missionária numa paróquia próxima ao Seminário e na sexta (15), o retiro será encerrado com uma Missa de envio às 7h, presidida por Dom Celso, aberta a participação da comunidade.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.