A promessa de Deus de restauração e vida nova, manifestada aos artistas católicos carismáticos do Rio Grande do Sul, na palavra de Ezequiel 36, começou a se cumprir nesse último fim de semana.
Cerca de 250 pessoas, entre cantores, instrumentistas, dançarinos e atores, do Ministério de Artes e Música da RCC, estiveram reunidos em Santa Cruz do Sul para o Congresso Estadual do Ministério.
A representatividade foi um dos pontos que chamou a atenção dos organizadores: 16 das 18 dioceses enviaram representantes ao evento. “Vimos a Palavra se tornando algo concreto aos nossos olhos, com a restauração de muitos ministérios que servem aos grupos de oração do nosso Estado. Um exército se levantou para proclamar o senhorio de Jesus pela arte”, afirma a coordenadora estadual de Música e Artes da RCC, Cátia Kist.
Ao longo dos três dias, foram ministradas três pregações pela coordenadora nacional de Música e Artes da RCC, Juliane Morigi. A primeira, no sábado pela manhã, convocou os artistas a darem frutos de verdadeira conversão, buscando uma vida de santidade e abandono do pecado, conforme a passagem de Mt 3, 8. No sábado à tarde, a segunda pregação levou os congressistas a um dos momentos mais fortes do evento: a restauração dos sonhos dos ministérios de música e artes dos grupos de oração, que foram convidados a retomar com dedicação a caminhada e a confiar na fidelidade de Deus. O momento de oração foi finalizado com todos de mãos dadas proclamando vida nova para a arte carismática gaúcha e cantando a música Ressuscitou, da comunidade católica Shalom, que se tornou a canção tema do Congresso.
No domingo de manhã, Juliane Morigi convocou a Renovação Carismática a viver sua identidade católica, amando e defendendo a Igreja de Jesus Cristo também através dos cantos, danças e teatros. “Nossa arte precisa nascer do Sangue de Jesus Eucarístico que comungamos”, enfatizou a coordenadora, afirmando também que a unção da música católica está intimamente ligada à devoção a Nossa Senhora. “São os pilares da nossa espiritualidade: Eucaristia e Maria”.
Além das pregações no palco principal, das Missas e da Adoração ao Santíssimo Sacramento, os participantes tiveram momentos de partilha em workshops com os integrantes da banda Raio de Luz, com duas dançarinas do ministério de dança do grupo de oração Raio de Luz e com a assessora nacional de Teatro, Renata Frugerio, do grupo Renascer, todos da cidade de Maringá-PR.
As fotos deste encontro estão no site www.rccrs.com.br