O dia de sábado foi de diversos momentos marcantes no nosso Encontro Nacional de Formação (ENF), a experiência de viver o nosso maior encontro de formação na segurança do lar não tem sido dificuldade para a graça de Deus alcançar tantos corações carismáticos pelo Brasil e também pelo mundo afora. Prova disso foi a Santa Missa deste sábado, celebrada pelo Pe. Antonio José, diretor espiritual do Conselho Nacional da RCCBRASIL.
Durante a homilia, o celebrante recordava da leitura de Hb 9,2-3.11-14, onde o autor faz uma comparação da Nova Aliança, com a Primeira Aliança vista no Antigo Testamento. Se lá os Sacerdotes adentravam aos Santos dos Santos, hoje temos acesso a esse local pelo Cristo que é o próprio sacerdote. Diferente da primeira aliança onde eram feitos sacrifícios de animais, Ele entrega seu próprio sangue como uma perfeita oferenda.
A leitura é uma continuação da liturgia dos dias anteriores, o diretor espiritual lembrou que ontem durante a leitura a palavra o que saltava aos olhos era ALIANÇA, hoje essa palavra se completa com o SANGUE. Nessa nova aliança, o sangue de Cristo derramado tem o poder de curar nossas feridas, Ele está disposto a curar as feridas do corpo e da alma de todos que se colocam debaixo dele.
Se antes, o Santo dos Santos era um lugar, Nessa segunda aliança se apresenta como uma tenda maior e mais perfeita é Ele próprio quem entra na presença do pai e intercede por nós. Essa tenda é o seu próprio corpo morto e ressuscitado, nessa nova aliança cada um de nós pode entrar nessa tenda perfeita onde encontramos Deus. Ele derramando seu sangue, lava nossa consciência para que possamos servir a Deus vivo.
Esse servir é se entregar por inteiro, Jesus não se deu em partes, Ele derramou todo seu sangue, por isso devemos buscá-lo por inteiro, por obediência Ele faz a vontade do Pai. Esse é outro ponto que o Padre fez questão de destacar, vemos obediência como algo imposto, mas na visão da Bíblia, a obediência é o coração de um filho, que se abre e confia inteiramente no coração do Pai.
Vimos no Evangelho (Mc 3,20-21), tão curto e cheio de significado, que os parentes de Jesus tentaram cuidar dele, mas também não o compreenderam. Esse ensinamento precisa ficar pra nós, quando queremos cuidar de alguém, precisamos ouvi-lo para poder entender suas necessidades.
Ao longo da Santa Missa, Jesus se apresenta como o santuário, o lugar que as portas estão abertas, Ele nos ajuda a obedecer, nos dar seu Espírito Santo para que possamos morrer um pouco e pra que nasça em nós as graças de Deus, Ele é o perfeito Louvor.
————————–