O Encontro Nacional Universidades Renovadas (ENUR) foi um momento de grande festa dos universitários e profissionais carismáticos, que se reuniram de 04 a 07 de setembro em Viçosa/MG. Além da celebração, o evento ressaltou a importância da conversão, do Batismo no Espírito Santo e do espírito missionário.

Na sexta-feira, a primeira pregação no encontro foi realizada por Fernando Galvani, o Mococa, um dos precursores do Ministério Universidades Renovadas da RCC no Brasil. Em sua fala, Mococa contou fatos do início da missão carismática no ambiente acadêmico e motivou os participantes a permanecerem firmes nesse chamado e a irem além do que já está sendo feito.

Presença marcante também foi a de Patti Mansfield, uma das pioneiras do Movimento no mundo. A pregadora contou com detalhes a experiência de Duquesne em 1967, momento em que viveu a renovação de seu batismo e experimentou a efusão do Espírito Santo. Patti motivou os luquinhas a viverem diariamente um Novo Pentecostes e a exercitar os carismas.

Após a pregação, Dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da RCCBRASIL, conduziu uma oração de arrependimento e de profissão de fé. Em seguida, um forte momento de oração foi conduzido, pedindo-se a Deus que derramasse o Espírito Santo e renovasse os carismas.

altA presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Zavaris, esteve presente durante todo o evento e fez sua pregação com o tema; “Identidade e Unidade da RCC”. “Não percam nenhum sinal do que vai acontecer aqui. Há um sinal de Deus para esse encontro”, iniciou sua fala. Além de aprofundar o tema, Katia também incentivou os participantes a perguntarem a Deus o que mais Ele deseja para o Ministério, diante desses 20 anos de evangelização.

O momento foi finalizado com uma oração comunitária que conduziu universitários e profissionais a contemplar a cruz de Cristo e proclamar a unidade do grupo, nas graças de Deus.

Já o sábado se iniciou com os workshops, momento em que cada participante teve suas necessidades e curiosidades atendidas, desde o discernimento de sua vocação à atuação de um profissional do Reino. Doze temas diversos foram ministrados frente às demandas apresentadas pelo Ministério em todo o país.

Dom Alberto Taveira também fez uma pregação, na qual ressaltou a importância da missão dentro das universidades. Lembrando da passagem da Transfiguração de Jesus, disse aos participantes: “Agora estamos no Tabor, mas será preciso descer às planícies para evangelizar”.

Grandes momentos de intimidade com Deus e profecias foram vivenciados durante a adoração ao Santíssimo Sacramento, ministrado por Patti Mansfield. Dentre as palavras, foi proclamado que muitos estavam preocupados com o futuro dali por diante, mas todos foram conduzidos a se entregar à providência Divina e renovar o sim pela busca pela santidade.

altCelebração dos 20 anos

Após a Celebração Eucarística, um jantar típico foi preparado no local do encontro. Logo após, uma cerimônia de comemoração foi realizada com os quase 3000 participantes do ENUR.

Nesse momento, muitos dos precursores do Ministério estiveram presentes partilhando histórias e testemunhos do início desses 20 anos. Grande louvor, momentos fortes de oração e músicas que marcaram esse caminho de evangelização também foram conduzidos na noite de sábado.

Encerramento

O último dia do ENUR 2014 iniciou com a pregação do coordenador nacional do Ministério Universidades Renovadas, Lucas Torres de Jesus, que retomando a palavra rhema do encontro, Ezequiel 11,16-20, fez um convite à profundidade e coerência de vida: “Se não tivermos inseridos profundamente nessa fonte do lado aberto de Jesus, tudo isso vai ser vão”.

O coordenador ressaltou ainda o motivo central da realização do Encontro Nacional: “Deus não nos trouxe aqui para fazer uma grande festa, nem pra tirar muitas fotos, nem pra conhecer pessoas de outros países. Isso são ganhos. É preciso entender que Deus nos trouxe aqui para nos converter mais profundamente”.

altO encerramento do ENUR foi feito com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo, referência para o setor Universidades da CNBB, dom Tarcisio Scaramussa. Durante sua homilia, exortou os participantes: “Que vocês sejam mais confirmados na fé e convictos na missão, para serem a presença de Cristo nesse ambiente de evangelização tão importante”. E finalizou: “Que o testemunho principal de vocês seja o amor”.

Para a coordenadora estadual do Ministério Universidades Renovadas do estado de São Paulo, Larissa Garbiati, o ENUR se resume em duas palavras: gratidão e conversão. “Gratidão por tudo o que vivemos nesses 20 anos, nesses tempos no Ministério em São Paulo, por tudo que Ele tem realizado diante dos nossos olhos e por tudo que Ele é. E conversão, porque você comtempla tudo isso e não tem como não pensar: e agora Senhor? Como não responder ao Seu amor? O amor dEle nos constrange; olhar e tocar nos mistérios, ver a Sua graça sendo manifestada, tem de gerar em nós conversão, desejo de santidade, de vida nova!”.

Veja outras notícias no site do ENUR: www.enur.com. br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.