As atividades do Mês da Bíblia estão em pleno andamento na RCC do Brasil, com uma série de lives e ações locais inspiradas no livro de Jonas. A terceira live, transmitida ontem (19), teve como foco a reflexão sobre o capítulo três do livro de Jonas. Neste trecho, a Palavra narra o segundo chamado de Deus a Jonas, para que o profeta vá a Nínive. Dessa vez, Jonas segue a ordem divina, e é aqui que as lições de obediência e fidelidade se destacam.
Obediência e fidelidade
O capítulo 3 revela a disposição de Deus em perdoar aqueles que se arrependem e a importância do respeito e da obediência aos mandamentos divinos. Conduzida por Leandro Rabello, coordenador do Ministério de Pregação da RCCBRASIL, com a participação de Padre Mariano, SJS, a live se baseou nos versículos 1-4 que enfatizam que o ato de Jonas se levantar é o início de uma jornada de obediência e fidelidade ao Senhor. E nos versículos 5-10 que destacam que, uma vez que ouvimos a Palavra de Deus, que tem o poder de transformar e mudar as pessoas, precisamos tomar uma decisão. Assim, a live chamou o povo a clamar pelo dom da fé, para que todos se disponham a caminhar anunciando a Palavra de Deus e a ouvir a voz do Senhor com docilidade.
Mensagem central
Padre Mariano começou sua reflexão fazendo uma breve síntese da mensagem central do capítulo terceiro citando o versículo 4 em que Jonas diz “Ainda em 40 dias e Nínive será destruída”. “Essa é a mensagem central da profecia de Jonas, mas não se trata de uma mensagem de ameaça, pelo contrário, a verdade anunciada, ela ameaça as estruturas do pecado, ela ameaça aquilo que ameaça a nossa salvação, a nossa comunhão com Deus. Então, a denúncia, ela faz parte da evangelização. Quando falamos de denúncia evangélica, ela não é acusativa, ela não oprime, ela gera esperança. Por quando o profeta anuncia que faltariam 40 dias para Nínive ser destruída, ela gera este tempo oportuno para a conversão”, refletiu o padre.
Múnus profético do batismo
No encerramento da live, Leandro Rabello, leu uma publicação recente do Papa Francisco em determinada rede social:
"O profeta é um sinal vivo que indica Deus aos outros, um reflexo da luz de Cristo no caminho dos irmãos. Aquele que ajuda os outros a ler o presente sob a ação do Espírito, a compreender o projeto de Deus e a corresponder a eles".
Neste sentido, o coordenador nacional do Ministério de Pregação pediu para que Padre Mariano explicasse o direcionamento que o terceiro capítulo do livro de Jonas concede para que o cristão viva melhor o múnus profético do batismo.
“Precisamos não errar no crer. Isso significa que precisamos conhecer a fé. Precisamos crer naquilo que nós pregamos. Crer também na graça que nos antecede. Então, olhando para o terceiro capítulo ele nos dá um direcionamento do quanto nós precisamos ter convicção a respeito do chamado de Deus”, concluiu o padre.
A série de lives continua com uma quarta live, marcada para o dia 26 de setembro, às 20h, no canal da RCCBRASIL no YouTube. Nesta ocasião, será abordado o capítulo 4 do livro de Jonas, que promete trazer mais ensinamentos valiosos.