A manhã do quarto dia (27) do ENF 2024 teve início com o Santo Terço, seguido por um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, quando os carismáticos presentes puderam despojar-se na presença do Senhor e ali permanecer. O momento foi conduzido pelo Padre Mariano Rodrigo, do Instituto Missionários Servos de Jesus Salvador (Salvistas).
Ao conduzir o momento de oração, o sacerdote falou sobre a importância de estar na presença do Senhor e de manter os olhos fixos N’ele.
“Adorar e reconhecer Deus como princípio de todas as coisas. A origem e a fonte de vida. Ele e o princípio de todas as coisas”
Logo em seguida, aconteceu a primeira pregação do dia ministrada por Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL. A pregação teve como tema “Como o Pai me enviou, assim também envio a vós”, segunda parte da passagem norteadora desse ano, que está em João 20, 21.
Vinícius Simões começou sua pregação recordando a pregação de Dom José Aparecido, a qual abordou a primeira parte da passagem norteadora desse ano, “A paz esteja convosco”. Nesse sentido, ressaltou que estamos necessitados da paz do Ressuscitado e que precisamos da “paz com Deus, paz consigo mesmo e paz com os irmãos”, afirmou
Segundo Vinícius, assim com o Pai enviou o Seu filho a nós, Jesus envia a Igreja, ou seja, nos envia. Ou seja, o envio é fruto de um amor imensurável que brota da Santíssima Trindade.
“Sem amor, não há missão”
Como Renovação Carismática Católica os servos são chamados a sair em missão, e serem verdadeiros missionários. Mas, que não se pode sair de mãos vazias para a evangelização, por isso, é preciso a provisão de Deus, que enche “nossas mochilas com amor, fé, esperança, alegria, confiança, humildade, vigor missionário, retidão, carismas, comunhão, resiliência e obediência’. Depois Deus fecha “nossas mochilas” e nos envia em missão, “Deus não nos envia de mão vazias. Deus nos capacita”, disse ele.
O passo seguinte a capacitação do Senhor, é preciso sair em missão dentro de si mesmos, nos Grupos de Oração e ir ao encontro das pessoas, espalhando a todos a graça do Batismo no Espírito Santo. Dessa forma,
“somos levados a um clamor ao Espírito Santo, pedindo um novo Pentecostes em nossas vidas e um novo vigor missionário”
Finalizando este primeiro momento do dia, uma apresentação surpresa de um flash contextualizou a saída em missão e animou os carismáticos presentes.