O segundo dia do Encontro Nacional Universidades Renovadas, começou com um Santo Terço para acolher os membros que iam chegando ao Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

A primeira pregação do ENUR foi conduzida por Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, que fez uma reflexão inspirada na Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 8, com o tema “Se alguém ama a Deus, esse é conhecido por Ele”. Vinícius destacou a importância do amor a Deus acima de todas as coisas, explorando o equilíbrio entre ciência e caridade.

A pregação foi um convite à reflexão sobre as ideologias contemporâneas que têm impactado a sociedade brasileira e mundial. Vinicius provocou os participantes a ponderarem sobre esses desafios à luz da ciência, sem jamais renunciarem à caridade. Citando São Paulo, ele enfatizou: “O amor é seu princípio maior e não a ciência”.

Em um segundo momento, Vinicius enfatizou a centralidade de Jesus na vida dos cristãos e desafiou os presentes a refletirem sobre o que realmente ocupa o centro de suas vidas. 

“Jesus tem sido o centro da nossa vida ou a nossa ciência, os nossos títulos têm sido o centro de nossa vida?”

Ele ressaltou que, no mundo acadêmico, há uma tendência a colocar outras coisas no centro do coração, mas lembrou que “tudo isso vai passar, e quem tem que ficar é o Senhor da vida. Isso é amar a Deus, é estar debaixo do Senhorio de Jesus”.

Pit Stop com Dom José Aparecido

Após a pregação de Vinicius Simões, o evento seguiu com um Pit Stop conduzido por Dom José Aparecido, Assessor Eclesiástico da RCCBRASIL , que abordou o tema “Horizontes de missão: o necessário diálogo entre o ser e o fazer”. Dom José destacou a importância de integrar a Bíblia na vida cotidiana, afirmando que “a Bíblia tem que estar inscrita na minha vida para que o anúncio dela seja consistente”.

Dom José ressaltou que a proclamação do evangelho deve ser acompanhada de uma vida atraente e exemplificadora. 

“Como é que eu proclamo o evangelho? É preciso que nossa vida seja atraente. Então preciso que nós aprendamos a buscar essa presença de Deus em nós para que seja apostólica”

Segundo o bispo, a verdadeira experiência do amor de Deus e a entrega a Ele conduzem à vivência de Sua verdade.

Ele também ressaltou a presença dos cristãos nas universidades como uma extensão do ensinamento da Igreja. “A nossa presença na Universidade deve ser uma presença daquilo que a Igreja ensina. O diálogo é o caminho eficaz da evangelização. O GOU é um desses caminhos”, afirmou, destacando a importância dos Grupos de Oração Universitários (GOU) como espaços de diálogo e testemunho de fé.

Fratter Lucas fala sobre a importância de reconhecer sua identidade

A segunda pregação do evento ficou por conta do Fratter Lucas que trabalhou o tema “Para os universitários, fiz-me universitário, a fim de ganhar os universitários”. Ele destacou a importância de ter consciência de nossa identidade como filhos amados de Deus, o que é fundamental para a evangelização eficaz. 

“Para ser universitário para universitários, é preciso ter a consciência de que, primeiro, somos filhos amados de Deus. Se não tivermos consciência dessa intimidade, não teremos consciência da nossa identidade carismática e, se não tivermos consciência de nossa identidade missionária, nos perdemos na evangelização”,

Nesse sentido o pregador alertou contra o risco de se tornar um excelente membro ministerial, mas um carismático medíocre. “Antes de ser um membro do Ministério Universidades Renovadas, você é membro da Renovação Carismática e não pode correr o risco de ser ótimo ministeriado e péssimo carismático. É necessário ter essa identidade carismática muito firme dentro de você ou você vai se perder na evangelização.”

Concluindo sua pregação, Fratter Lucas incentivou os participantes a serem “tudo para todos”, conforme o exemplo de São Paulo, sendo universitários para salvar universitários. 

As atividades da manhã foram encerradas com um Santa Missa presidida por Dom José Aparecida, assessor eclesiástico da RCCBRASIL, celebrada no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

 

.: Confira fotos de tudo o que aconteceu na manhã do segundo dia do encontro