Celebramos neste dia 29 a memória de Santa Marta, irmã de Maria e Lázaro. Os irmãos moravam juntos em Betânia, a cerca de três quilômetros de Jerusalém. Marta é mencionada nos Evangelhos do Novo Testamento como uma amiga e seguidora de Jesus Cristo.
Jesus era um visitante frequente em sua casa e Marta o acolhia com generosidade e hospitalidade. Ela é frequentemente retratada como uma mulher diligente e atenciosa, preocupada em cuidar das necessidades práticas de seus convidados.
Um dos episódios mais conhecidos sobre Santa Marta é quando Jesus a visita e sua irmã Maria se senta aos pés de Jesus para ouvir seus ensinamentos, enquanto Marta está ocupada com os afazeres da casa. O evangelista narra: “Ela tinha uma irmã, chamada Maria, que, estando sentada aos pés do Senhor, ouvia as suas palavras. Marta, ao invés, estava muito ocupada com os afazeres de casa. Então, aproximou-se e disse: ‘Senhor, não se importa que a minha irmã tenha me deixado sozinha no serviço doméstico? Diga-lhe que venha me ajudar’. Mas, o Senhor respondeu: ‘Marta, Marta, você está ansiosa e ocupada com tantas coisas, mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que jamais lhe será tirada’” (Lc 10,38-42).
Jesus também aconselhou Marta sobre a importância do equilíbrio entre serviço e vida interior. Ele destacou que a escuta da Palavra de Deus nutre o espírito e dá significado às nossas ações diárias. A Igreja reconhece Marta como um exemplo de esforço por sua dedicação em receber Jesus com hospitalidade.
Marta e Maria representam exemplos de contemplação, de vida e de oração. Santa Marta é padroeira das donas de casa, cozinheiras e trabalhadores domésticos. Uma tradição famosa associada a ela é a “bênção do pão de Santa Marta”. Durante sua festa litúrgica, os pães são abençoados e distribuídos como símbolo de generosidade e partilha.
Em Betânia, hoje chamada El-Azariyeh, ainda existe o sepulcro de Lázaro e um santuário construído sobre ruínas bizantinas e das cruzadas, confirmando locais antigos. De acordo com a tradição, ali também está a casa de Marta. O santuário, em formato de cruz grega, é decorado com mosaicos que retratam evangelhos envolvendo os irmãos de Betânia como protagonistas.