A figura paterna é essencial para o equilíbrio familiar. O pai não é apenas um simples apoio para a mãe, é uma fonte de autoridade, firmeza e limites necessários para um bom desenvolvimento psíquico, comportamental e social dos filhos, mas sem recorrer ao autoritarismo.
Segundo o Papa Francisco, em sua catequese do dia 4 de fevereiro de 2015, um pai exemplar sabe esperar pacientemente e perdoar de coração, mas também entende a importância de corrigir com firmeza quando necessário. Ele afirmou que, sem a graça divina, os pais podem perder a coragem.
Conselhos do Papa Francisco para os pais
Para comemorar o Dia dos Pais selecionamos 5 conselhos do Papa Francisco, extraídos das suas catequeses sobre a família, para uma boa paternidade.
1. Um pai deve querer os filhos sábios e inteligentes
“Não se poderia expressar melhor o orgulho e a emoção de um pai que reconhece que transmitiu ao seu filho aquilo que realmente conta na vida, ou seja, um coração sábio”.
2. Um pai deve estar sempre presente, próximo à esposa e aos seus filhos
“Que se encontre próximo da esposa, para compartilhar tudo, alegrias e dores, dificuldades e esperanças. E que esteja perto dos filhos no seu crescimento: quando brincam e quando se aplicam, quando estão descontraídos e quando se sentem angustiados, quando se exprimem e quando permanecem calados, quando ousam e quando têm medo, quando dão um passo errado e quando voltam a encontrar o caminho; pai presente, sempre”
3. Um pai presente não é o mesmo que um pai controlador
“Estar presente não significa ser controlador, porque os pais demasiado controladores anulam os filhos e não os deixam crescer”.
4. Um bom pai sabe esperar, sabe perdoar do fundo do coração e sabe corrigir com firmeza
“O pai que sabe corrigir sem humilhar é o mesmo que sabe proteger sem se poupar”.
5. Um pai bom é um pai paciente
“Quanta dignidade e quanta ternura na expectativa daquele pai que está à porta de casa, à espera do regresso do filho! Os pais devem ser pacientes. Muitas vezes nada se pode fazer, a não ser esperar; rezar e esperar com paciência, doçura, generosidade e misericórdia”
Os ensinamentos do Papa Francisco sobre a paternidade mostram a necessidade de uma presença paterna ativa, amorosa e educadora. A paternidade, quando exercida com proximidade, amor e firmeza, contribui para o desenvolvimento saudável dos filhos e para uma sociedade mais justa e solidária.
Que neste Dia dos Pais o Bom Deus abençoe todos os pais com saúde, sabedoria e paciência. Que eles possam sentir-se valorizados e amados por suas famílias, reconhecendo a importância de seu papel como guias e protetores.