O martírio de São João Batista é celebrado no dia 29 de agosto e é uma das poucas ocasiões em que a Igreja comemora tanto o nascimento quanto a morte de um santo, o que destaca a importância singular de João na tradição cristã. João Batista, precursor de Jesus, dedicou sua vida a preparar o caminho para a vinda do Messias, pregando o arrependimento e a conversão. Ele é conhecido por ter batizado Jesus no rio Jordão, ato que inaugurou a missão pública de Cristo.

A causa de sua morte está diretamente ligada à sua firmeza em proclamar a verdade. João não hesitou em denunciar o casamento ilícito de Herodes Antipas com Herodíades, a esposa de seu irmão, ato de coragem que o levou à prisão e, posteriormente, à morte. Durante uma festa de aniversário de Herodes, a filha de Herodíades, Salomé, dançou para o rei e, incitada por sua mãe, pediu a cabeça de João Batista em um prato como recompensa. Relutante, mas obrigado a cumprir sua promessa, Herodes ordenou a execução de João.

A morte de João Batista é vista como um martírio não da fé, mas da verdade. Ele foi um homem justo e santo, que enfrentou a morte por sua fidelidade à missão divina. A celebração do martírio de São João Batista tem raízes antigas, com registros de culto na França desde o século V e em Roma no século VI. Sua memória é marcada por uma reflexão profunda sobre a necessidade de proclamar a verdade e de viver uma vida dedicada a Deus, mesmo diante das adversidades.

Seguir o exemplo de São João Batista, significa ser discípulo e missionário que, a partir do batismo, conduz muitos ao encontro com Deus. A vida de João Batista nos ensina que o verdadeiro valor da vida está em doá-la com amor e na verdade, seguindo fielmente o chamado de Deus.

Que São João Batista interceda por nós, para que sejamos sempre testemunhas da verdade e da caridade, até as últimas consequências.