A Autoridade Espiritual e o nosso chamado a IR!

Jesus reuniu seus discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade. (Mateus 10,1)

Queridos intercessores, nesta RNI do mês de setembro, continuamos nos apropriando da graça de sermos equipados pelo Senhor para a nossa missão. Já tendo tomado posse, e em caminho de exercício da Visão Espiritual e Escuta Profética anteriormente trabalhadas, seguimos agora para um pouco mais de conhecimento e do revestimento da Autoridade Espiritual.

A Autoridade Espiritual já muito conhecida e trabalhada no meio de nós, se apresenta de maneira muito clara, trazendo já em sua própria nomenclatura a explicação do termo utilizado, nos fazendo entender duas coisas essenciais: Primeiro: Há um revestimento de autoridade, e segundo, é espiritual! É dada a nós, mas não vem de nós. Vamos compreender um pouco mais sobre o tema, trabalhando a seguir as definições das palavras, os princípios da autoridade e as colunas necessárias para que a autoridade espiritual seja manifestada através de nós.

 A palavra “Autoridade” tem a sua origem no latim auctoritate- quer dizer: direito ou poder de fazer-se obedecer, tomar decisões, fazer respeitar leis ou normas. Quando nos debruçamos sobre a palavra “Espiritual” obtemos a sua origem no latim spiritus- que quer dizer sopro, exalação, alma- está ligado ao latim spirãre, soprar, respirar.

Na palavra referência do nosso texto que está do Evangelho de Mateus 10, 1: Jesus reuniu seus discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade, Jesus REÚNE/ELEGE aqueles que estarão COM ELE em missão e aqueles que estarão MAIS PERTO DELE, que andarão com Ele, e reúne-os de várias origens, de vários lugares e mentalidades diferentes, mas se faz ponto de unidade entre todos. Para começar a missão, Jesus lhes comunica o seu poder, realizando sobre eles uma INVESTIDURA.

Nos são apresentados a seguir os princípios da Autoridade Espiritual:

·        Escolha/ Eleição

·        Investidura

·        Estar com Ele

·        Estar mais perto Dele

·        Ele comunica o Seu poder.

Diante dos princípios apresentados, após a escolha e investidura do servo intercessor, existem ainda, existem ainda dois tópicos de primordial compreensão para o tema. “Estar COM ELE” é extremamente necessário para que a Sua autoridade espiritual se manifeste. É preciso caminhar com Ele, dar passos com Ele, seguir a vida com Ele, mas é só estando MAIS PERTO DELE, que Ele será visto em nós. Aqui lhes apresento a teoria do “estar perto não é o mesmo que estar junto” que nos é explicada quando nós entendemos que estar “perto de Deus” não é o mesmo que estar “junto de Deus”. Estar perto significa estar próximo, estar a pouca distância, também é bom, mas é possível estar perto e não estar junto. Estar junto significa estar unido, ligado, colado. É assim que somos chamados a estar com Deus, unidos de maneira indivisível. E assim, irmãos, a autoridade Dele se manifesta em nós porque Ele está em nós e isso é real.

Apresentamos, ainda, pelo menos três condições básicas para que a autoridade espiritual exista e funcione, que são também chamadas de colunas da autoridade espiritual. São elas:

·        Retidão

·        Relacionamento com Deus

·        Obediência.

A Autoridade Espiritual e manifesta na obediência do servo ao seu Senhor, conforme nos narra a palavra de Atos 19,11-13 “Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos”. Nesta palavra, podemos perceber que os milagres aconteciam porque Paulo estava revestido do manto da autoridade. Era visível a ação do Espírito de Deus através de sua vida e, por isso, era possível reconhecer que havia uma unção diferenciada sobre Paulo, levando a todos a certeza de que era Deus que fazia, falava e realizava grandes coisas.

Também nós, como intercessores, somos chamados a nos despir do manto de nós mesmos, dos nossos pecados e das nossas impurezas. Por vezes, não conseguimos realizar o chamado que o Senhor nos faz de “Ir”, porque não conseguimos caminhar com o peso dos mantos que vem “de nós mesmos”. É preciso, então, retirar o manto e as vestes velhas, e se deixar revestir por um manto novo, de autoridade e justiça, e que nos possibilita a ir aonde o Senhor nos chamar, realizando também grandes obras em nome de Jesus e pela ação do Espírito Santo.

Ana Paula Floro

Grupo de Oração Divino Espírito Santo

Membro da equipe de apoio do Ministério de Intercessão da RCCBRASIL

INTENÇÕES DO MÊS DE SETEMBRO

Ø Oremos, pedindo para que toda nação brasileira seja batizada no Espírito Santo;

Ø Pelo Encontro Nacional do Ministério Jovem (ENJ), que acontecerá de 06 a 08 de setembro em Brasília – DF;

Ø Pelo Retiro Nacional para Ministros Ordenados, que acontecerá de 16 a 20 de setembro em Aparecida – SP;

Ø Pela Assembleia Ordinária e Extraordinária do Conselho Nacional, que acontecerá de 25 a 29 de setembro, em Aparecida – SP;

Ø Pelo Retiro Nacional para Religiosas e Consagradas Celibatárias, que acontecerá de 28 de outubro a 1º de novembro, em Iguatu – CE;

Ø Pela conclusão da construção da Capela Nossa Senhora de Pentecostes;

Ø Pela construção da Sede Nacional da RCCBRASIL e por seus colaboradores;

Ø Oremos pedindo para que cesse a guerra entre a Rússia e a Ucrânia;

Ø Oremos pedindo para que a paz de Deus reine no Oriente Médio e em todo o mundo.

INTENÇÕES PERMANENTES

1.   Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;

2.   Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e fidelidade;

3.   Pelos membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica – CHARIS;

4.   Pelos membros do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS;

5.   Pelos membros do Conselho Católico Carismático Latino Americano – CONCCLAT;

6.   Pelo Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;

7.   Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;

8.   Por todos os Grupos de Oração do Brasil;

9.   Por todos os Ministérios da RCCBRASIL em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;

10.   Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCCBRASIL;

11.   Pela construção da Sede Nacional da RCCBRASIL e pelos seus colaboradores;

12.   Pelos eventos de evangelização da RCCBRASIL;

13.   Pela situação política, econômica e moral em nosso País;

14.   Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;

15.   Pela erradicação dos vírus causadores da Covid, Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.