O Encontro Nacional de Jovens (ENJ) 2024 segue em Brasília com uma manhã marcada por momentos intensos de oração e pregação, trazendo importantes reflexões sobre a busca pela santidade e a transformação proporcionada por Jesus Cristo. Nesta sexta-feira, 6 de setembro, o dia começou com a oração do Santo Terço, conduzido pelas lideranças do Ministério Jovem, preparando espiritualmente os participantes para as atividades do dia.
Após o Santo Terço, Monique e Gabriel conduziram uma fervorosa oração de preparação para a pregação de Daniele Almeida, segunda-secretária e membro da Comissão de Comunicação, cujo tema foi: “Quem és tu? Eu sou Jesus!” (At 9, 5). Inspirada na história de Saulo, que se transformou após seu encontro com Cristo, Daniele iniciou sua pregação ressaltando a trajetória de Saulo, que, apesar de ser educado e instruído nas Leis, teve sua vida transformada pelo amor de Jesus. “Assim como Saulo, Jesus se revela a nós hoje”, afirmou a pregadora, explicando que a experiência com Cristo foi tão marcante para Saulo que ele passou três anos em discernimento antes de se tornar Paulo, o grande apóstolo.
Daniele destacou ainda que “Deus tem pressa, mas essa pressa se manifesta no tempo dEle, não no nosso”, lembrando aos jovens que a vontade de amar a Deus é sempre uma graça divina. “Deus amava profundamente Saulo e o deixou livre para encontrá-Lo”, reforçando que o encontro com Cristo dá sentido à vida e preenche o vazio existencial. Daniele também incentivou os participantes a serem ousados na busca por Jesus, o Senhor da verdadeira alegria.
A segunda pregação da manhã foi liderada por Vinicius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, que abordou o tema: “De vossa face não me rejeiteis!” (Sl 50, 13). Vinicius começou falando sobre o pecado e a justiça de Deus, que se revela como misericórdia. Ele ressaltou a luta cotidiana que todos enfrentam entre o desejo de fazer o bem e as tentações que levam ao mal. Inspirado na história do rei Davi, Vinicius lembrou o episódio em que Davi, ao se afastar de Deus e buscar os prazeres mundanos, compôs o Salmo 50 em arrependimento, implorando pela misericórdia divina.
“A santidade é fruto de humildade”, destacou Vinicius, enfatizando que é necessário levar Deus a sério em todos os momentos da vida. Ele alertou os jovens sobre o perigo da soberba, da falsa sensação de estar na presença de Deus, sem de fato se converter. “Pecar e fingir que não se está pecando é afastar-se da face de Deus”, declarou.
Vinicius concluiu sua pregação com uma adoração à cruz, conduzindo os jovens a um momento de reconciliação e entrega a Deus, reforçando a necessidade de conversão e arrependimento para viver uma vida santificada.
A manhã do segundo dia do ENJ 2024 foi marcada por momentos de encontro com a misericórdia de Deus e a busca por uma fé mais profunda e autêntica, preparando os jovens para as próximas atividades do encontro, que segue até domingo, dia 8 de setembro.