No dia 17 de setembro, a Igreja celebra o Dia de Nossa Senhora de Pentecostes, uma devoção ligada à presença de Maria no evento de Pentecostes e à sua entrega o Espírito Santo. Esse título mariano foi inspirado em um momento de intensa oração e espiritualidade do Servo de Deus Padre Gilberto Maria Defina, fundador da Fraternidade Jesus Salvador (Salvistas), que, ao ser guiado pelo Espírito Santo, entendeu que Maria deveria ser invocada sob o título de Nossa Senhora de Pentecostes.

A história desta devoção está atrelada ao desejo de Padre Gilberto Maria Delfina, Sjs, inspirado por Deus, encontrar uma nova forma de honrar a Virgem Maria, diferente das já existentes na tradição da Igreja. Ele buscava uma referência que estivesse profundamente conectada à espiritualidade carismática e missionária de sua congregação, e que ao mesmo tempo revelasse o papel de Maria na efusão do Espírito Santo sobre os apóstolos no dia de Pentecostes, como narrado no livro dos Atos dos Apóstolos (At 2, 1-11).

“Eu nunca encontrei escrito em algum lugar onde Nossa Senhora fosse invocada como Nossa Senhora de Pentecostes. Foi um momento em que minha alma exultou de alegria por essa inspiração (…) tudo seria através de Maria, por meio de Maria, Nossa Senhora de Pentecostes nos traria na evocação de seu espírito a graça do Espírito Santo”.

Padre Gilberto Maria Defina, sjs - Autobiografia, p. 134

Foi assim que nasceu o título de Nossa Senhora de Pentecostes, que simboliza Maria presente no momento do nascimento da Igreja, orando com os apóstolos e recebendo, junto com eles, o Espírito Santo. Pe. Gilberto pediu ao italiano Pe. Fúlvio Francesco Giuliano, da Pontifícia União Missionária, para criar um ícone que retratasse esse momento. A obra foi enviada diretamente da Itália e ocupa um lugar de honra na Capela Maior do Seminário Nossa Senhora de Pentecostes.

A importância de Nossa Senhora de Pentecostes para a RCCBRASIL

Para a Renovação Carismática Católica, Nossa Senhora de Pentecostes tem um significado especial. Segundo o Padre Jucemar Maria da Cruz, sjs, atual Prior dos Salvistas, esta devoção confirma a essência do evento de Pentecostes dentro do movimento carismático. A RCCBRASIL, ao buscar manter aceso o fogo do Espírito Santo, encontra em Nossa Senhora de Pentecostes uma intercessora especial, que os chama de volta ao Cenáculo, o local onde os apóstolos, junto com Maria, experimentaram a primeira efusão do Espírito.

"A essência do evento de Pentecostes é um chamado para que todos os carismáticos voltem às origens, ao momento fundante da Igreja. Ter uma capela dedicada à Nossa Senhora de Pentecostes é um sinal claro do Espírito Santo, para que nunca nos afastemos dessa experiência original",

Padre Jucemar Maria da Cruz, sjs, atual Prior dos Salvistas

A devoção a Nossa Senhora de Pentecostes é, portanto, uma expressão de confiança na intercessão de Maria para que a RCCBRASIL continue sua missão de propagar o sopro do Espírito Santo, revivendo, em cada coração, a chama do Pentecostes.

A Inauguração da Capela de Nossa Senhora de Pentecostes

No próximo dia 26 de setembro, será inaugurada a Capela Nossa Senhora de Pentecostes na Sede Nacional da RCCBRASIL. A celebração será transmitida ao vivo pelo canal oficial do YouTube da RCCBRASIL, permitindo que todos os membros do Movimento participem deste momento de fé e devoção.

Veja no vídeo abaixo uma mensagem do Padre Jucemar Maria da Cruz, Prior dos Salvistas, para este dia tão importante para a Renovação Carismática Católica do Brasil.