A Escola Nacional de Comunicação (ENACOM) 2025 teve início neste domingo, 19 de janeiro, na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Com o lema “O Senhor está contigo, valente guerreiro!” (Juízes 6,12), o evento reúne 49 comunicadores de todos os estados do Brasil em uma experiência que une formação técnica e espiritual, reforçando a missão de utilizar a comunicação para propagar o batismo no Espírito Santo e anunciar a Palavra de Deus de maneira criativa e eficaz.

A ENACOM é promovida pelo Ministério de Comunicação da Renovação Carismática Católica e segue até o dia 22 de janeiro. Ao longo de quatro dias, os participantes terão acesso a uma programação diversa, que inclui palestras, oficinas técnicas, momentos de oração e reflexões espirituais, além do envio missionário. O objetivo é capacitar comunicadores para que, por meio de suas habilidades e espiritualidade, eles possam transmitir a mensagem de esperança e renovação do Movimento Carismático.

A aula inaugural, conduzida por Daiana Rehbein, coordenadora da Comissão de Formação da RCCBRASIL, trouxe uma reflexão sobre o tema central do evento. Segundo Daiana, o Senhor capacita aqueles que chama, independentemente de suas limitações pessoais. “O que Ele espera de nós é um coração aberto, disponível, que busque uma intimidade com Ele. Assim, podemos transbordar aquilo que Ele deseja na vida do movimento, dos nossos grupos de oração e onde mais Ele nos levar”, destacou.

Daiana reforçou ainda que a comunicação é uma ferramenta indispensável para alcançar corações onde outros ministérios não chegam. “A missão do Ministério de Comunicação é muito mais do que criar materiais; é transbordar esperança, Jesus e a graça do batismo no Espírito Santo por meio da nossa atuação.”

Winara Salles, coordenadora nacional do Ministério de Comunicação da RCCBRASIL, celebrou a realização do evento e a participação engajada dos alunos. “É uma alegria imensa ver a ENACOM definitivamente acontecendo. Desde agosto estamos nos preparando para este momento, que oferece alimento sólido para comunicadores sedentos, que agora irão replicar esse aprendizado em suas dioceses e grupos de oração”, afirmou.

Winara ressaltou que a programação da ENACOM não se limita a conteúdos técnicos, mas também prioriza a formação espiritual, com disciplinas como pneumatologia e mariologia. “Se não tivermos o Espírito Santo, não temos nada para oferecer. A comunicação que desejamos é aquela que une técnica à fé, permitindo que o Batismo no Espírito Santo seja transmitido de forma autêntica e transformadora.”

Comunicadores de diversas regiões participam deste momento único de formação e partilha fraterna. A ENACOM, que já é reconhecida por seu impacto no fortalecimento do Ministério de Comunicação, busca capacitar os participantes para que, em seus estados e dioceses, sejam agentes de evangelização.