Começou hoje (22) mais uma edição do Encontro Nacional de Formadores (ENF) da Renovação Carismática Católica do Brasil, que acontece no Santuário Nacional de Aparecida (SP) entre os dias 22 e 26 de janeiro. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas participem dos quatro dias de evento que tem como tema “ENF 2025: O anúncio que era esperança.”
O primeiro dia foi marcado pelo credenciamento dos participantes, que ocorreu durante a tarde e início da noite, culminando com a celebração da Santa Missa no altar central do Santuário. A celebração foi presidida por Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, e concelebrada por Dom José Aparecido Gonçalves Almeida, bispo de Itumbiara/GO e assessor eclesiástico da RCCBRASIL, e Dom Philip Dickimans, bispo de Miracema do Tocantins.
Em sua homilia, Dom Ricardo falou sobre o papel do Espírito Santo como protagonista do ENF e motivou os participantes a se abrirem à transformação espiritual, “somente o espírito santo nos garante a perseverança e a fidelidade ao evangelho da vida”. Falou também sobre a missão de cada servo e serva de Deus como anunciadores de esperança em um mundo marcado por desafios como a cultura do aborto, a eutanásia, o preconceito contra idosos e o desrespeito à criação. “O Espírito Santo nos atrai ao coração imaculado de Maria para sermos moldados como instrumentos de paz e esperança. Hoje, somos mais do que servos, somos peregrinos, entregues nas mãos do oleiro e devemos nos deixar sermos lapidados por ele”, afirmou o bispo.
Dom Ricardo também convocou os participantes para promoverem comunhão e unidade na Igreja e se dedicaram à missão de anunciar Cristo em todas as dimensões da vida.
“Estejam em comunhão com seus bispos, seus párocos, religiosos, seminaristas, coordenadores! Todos juntos em comunhão com santo Papa, é isso o corpo de Cristo, somos corpo de Cristo, deixe-se moldar por este corpo, Cristo é a cabeça, é Ele que conduz a igreja”.
Ao final da celebração, Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, saudou calorosamente os presentes, reafirmando o compromisso do Movimento com a comunhão e cooperação junto aos bispos do Brasil. Ele agradeceu a presença dos sacerdotes, diáconos e milhares de carismáticos reunidos, desejando boas-vindas a todos no ENF 2025.
O evento segue até dia 26 de janeiro, com uma programação extensa que inclui momentos de formação, oração e celebração. A expectativa é que o tema “O anúncio que gera esperança” inspire os irmãos presentes a serem verdadeiros missionários, levando a mensagem de Cristo a todas as realidades.