O segundo dia do ENF do Envio começou com o Santo Terço e com uma benção de Dom José Aparecido, Assessor eclesiástico da RCCBRASIL, sobre o início dos trabalhos do encontro. Em seguida, Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional, e Luciana Neves, secretária-geral do Conselho, acolheram os coordenadores estaduais, que depositaram as bandeiras de seus estados aos pés de Nossa Senhora.

A música tema deste ano “Transbordarei de Esperança” foi apresentada oficialmente ao público presente que cantou a plenos pulmões a canção que vai nortear a RCCBRASIL em 2025 transmitindo a moção: “Pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança” (Rm 15,13b). Após a música Vinícius Simões fez ainda uma profecia ao público presente. “Deus fala ao meu coração: ‘peçam e eu darei o Espírito Santo. Eu quero que meus filhos saiam daqui transbordantes do Espírito Santo. Transbordantes do Espírito Santo. Não seja conformado’’”.

1ª Pregação

A primeira pregação do ENF 2025 ficou a cargo de Kathia Arango, presidente do CONCCLAT, com o tema “Jesus, eis a nossa esperança”. Em sua mensagem, Kathia exortou os servos do Movimento a viverem e proclamarem a esperança em Cristo. A pregadora destacou que Jesus é o motivo do Jubileu da Esperança e reforçou o chamado aos servos da RCCBRASIL para levarem o Batismo no Espírito Santo a todo o Brasil.

Kathia começou proclamando: “Deus faça do Brasil uma terra que continue a inspirar o Espírito Santo”, e lembrou que a esperança deve nascer do Espírito Santo para que a vontade de Deus seja vivida plenamente. A presidente do CONCCLAT ainda citou as palavras do Papa Francisco, quando pede aos carismáticos que não deixem de usar a Palavra de Deus, especialmente em tempos de desafios. “A RCC precisa gritar ao mundo que há poder no Espírito Santo e que Ele traz vida e esperança”.

A pregadora foi mais uma das que evidenciaram a necessidade de unidade dentro do Movimento. “Não é mais tempo de divisões ou lutas inúteis. Precisamos unir forças contra o mundo que tenta destruir os jovens, as famílias e as vocações”.

Por fim, Kathia reforçou a urgência de alcançar aqueles que estão distantes da Igreja. Inspirada pela exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, ela questionou: “Quantos irmãos estão olhando pra nós e nós muitas vezes nem notamos?” E concluiu: “Se Jesus é a nossa esperança, precisamos ser discípulos missionários”.

2ª Pregação

A segunda pregação do ENF foi conduzida por Jocimar Cruz, presidente do Conselho Estadual da RCCMT, onde, por meio do tema: “A esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”, destacou o batismo no Espírito Santo como eixo central da identidade da RCC. O momento foi marcado por um ciclo carismático intenso, no qual os participantes clamaram ao Senhor pela graça da humildade para receberem o Espírito Santo.

Baseando-se na passagem de Romanos 5,5, Jocimar destacou que Jesus deseja transbordar seu amor nos corações dos fiéis. No entanto, ele ressaltou a necessidade de arrependimento, unidade e louvor para experimentar essa graça. “Eis o eixo central da nossa identidade: o Batismo no Espírito Santo”, afirmou Jocimar, reforçando que este é o ano para renovar a esperança, mudar atitudes e resgatar o fervor nos momentos de oração. Ele incentivou os presentes a elevar um grande louvor ao Senhor, destacando que é no louvor que o Espírito Santo age, molda e envia.

Durante a pregação, um grande derramamento de dons foi testemunhado. Segundo as moções partilhadas, o Senhor restaurou a alegria em corações entristecidos e tocou profundamente líderes com corações endurecidos, trazendo renovação espiritual.

 .: Veja a galeria de fotos oficial do ENF nesta quinta-feira