O terceiro dia do Encontro Nacional de Formação 2025 começou com uma programação repleta de espiritualidade e aprendizado. Os workshops, divididos entre os ministérios e serviços contaram com momentos de oração, louvor, e formações que fortalecem a missão e o serviço dos membros do Movimento.
O workshop para secretários iniciou com um momento de oração e escuta profética. Durante a reflexão, foi dito: “Eu quero fazê-los secretários do meu coração. Pois vos escolhi e os amo com eterno amor.” A formação conduzida pelo Frater Lucas trouxe a temática “O Batismo no Espírito Santo é o serviço”, reforçando que o papel do secretário é muito mais do que a mera execução de tarefas. “Se nós não pedirmos o Batismo no Espírito Santo todos os dias, seremos apenas fazedores de tarefas,” alertou Frater Lucas.
O professor Elvis Rodrigues, doutorando em filosofia, conduziu um dos workshops para o Ministério de Pregação. Ele destacou a importância de estar em estado de graça e cuidar para que a ação de Deus se renove em cada pregação. “Somente você pode pregar do seu jeito, pois Deus é irrepetível,” afirmando que cada pregação é uma resposta às necessidades do momento presente.
Heitor Amaral, da equipe nacional do Ministério Jovem, abordou o desafio de ser jovem em tempos de instabilidade e sofrimento. Segundo ele, a verdadeira identidade do jovem está em ser filho de Deus, e não em características passageiras. “O jovem não é especial por ser jovem, mas por ser um filho amado de Deus,” afirmou.
Dom José Aparecido Almeida Gonçalves, assessor eclesiástico da RCCBRASIL, ministrou a formação com o tema “O papel do leigo no exorcismo e na oração por libertação” e pontuou que o reino de Deus não é uma circunscrição, mas sim o modo como Jesus entra na nossa vida. Na reflexão o bispo recordou que “o maior exorcismo acontece no batismo” e que a confissão é uma poderosa arma espiritual. Ele reforçou que a pior escravidão é quando o demônio domina a vontade da pessoa, e destacou que “onde está Jesus, o demônio não aguenta ficar.”
Márcio Queiroz, membro da equipe nacional do Ministério de Comunicação Social, apresentou seis passos para um planejamento eficaz, destacando a oração como o início de qualquer projeto. São eles: 1. Rezar e escutar o Senhor; 2. entender que os projetos são de Deus; 3. obediência ao coordenador; 4. técnicas nas instâncias; 5. entender a realidade do Grupo de Oração; 6. Abrir-se aos dons.
No Workshop do Ministério de Intercessão, Ana Paula Oliveira, membro da equipe de apoio do Ministério de Intercessão, ministrou uma formação com o tema “Falai, Senhor, que vosso servo intercessor, te escuta! (I Samuel 3) O profetismo no Ministério de Intercessão. Ana Paula ressaltou que o profetismo é um aspecto central do ministério, pois a intercessão profética é uma ação em nome de Deus, sendo fruto de uma vida de oração intensa e de uma profunda confiança nas promessas divinas.
Workshop para coordenadores Diocesanos e coordenadores de Grupo de Oração
Diferente dos outros workshops esse aconteceu na sede da RCCBRASIL, em Canas/SP, onde reuniram-se os coordenadores diocesanos e de Grupo de Oração. Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, foi quem conduziu a formação com o tema “Passos fundamentais para entregarmos 10 talentos ao Senhor”. Na reflexão ele destacou que os dons são de Deus e precisam ser potencializados por meio da adoração. “Os nossos dons não são nossos. São de Deus. Ele nos emprestou talentos. Precisamos potencializar esses dons (sejam eles naturais ou sobrenaturais). Não podemos ser tímidos. Não podemos empurrar nossa coordenação com a barriga. Precisamos nos colocar à disposição, dando o máximo de nós nesse tempo, pois Deus sabe das nossas potencialidades, já que foi Ele quem nos emprestou,” disse.
No período da tarde outros workshops continuam a ser ministrado como parte da programação oficial do ENF.