Comitiva brasileira leva a força da RCCBRASIL ao Encontro Mundial promovido pelo CHARIS Internacional

Entre os dias 4 e 6 de abril de 2025, aconteceu o ‘Encontro Mundial dos Grupos de Oração’, promovido pelo CHARIS Internacional, que transformou Roma, a sede da fé cristã, no centro espiritual da Renovação Carismática Católica naquele período. Com o tema “Testemunhas alegres da esperança”, inspirado em Romanos 12,12, o evento reuniu carismáticos de mais de 60 países para momentos de profunda oração, formação, adoração e comunhão.

O Brasil marcou presença por meio de uma delegação expressiva composta por trinta e oito brasileiros, sendo eles residentes no Brasil e residentes em outras nações, e entre eles Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Luciana Neves, Secretária-Geral, além de outros membros do Conselho Nacional. A comitiva representou todos os grupos de oração do país, reforçando a missão da RCCBRASIL também no cenário internacional.

Embora a programação oficial estivesse marcada para começar no dia 4 de abril, já no dia 3 de abril os participantes tiveram a oportunidade vivenciar momentos especiais nos arredores e dentro da Cidade do Vaticano, como por exemplo uma peregrinação pelos Jardins do Vaticano, que culminou na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, onde foi feito um grande clamor pelas nações, pelo Papa e pela Igreja.

Outro momento emblemático foi a passagem pela Porta Santa da Basílica de São Pedro, simbolizando a busca pela indulgência plenária e pela renovação espiritual. Segundo Luciana Neves, esse gesto foi vivido com profundo senso de unidade: “Fizemos questão de levar espiritualmente toda a RCC do Brasil conosco naquele momento”.

Durante os dias de encontro, já na Casa Fraterna Domus, em Sacrofano, a cerca de 30 km de Roma, os participantes foram conduzidos por pregações e momentos formativos que reafirmaram a identidade dos Grupos de Oração como centros vivos de evangelização e esperança.

Vinícius Simões destacou três grandes momentos do evento: a passagem pela Porta Santa, o momento de intercessão profética nos Jardins do Vaticano e a programação formativa do encontro. “Nesse contexto, sendo a Renovação Carismática Católica do Brasil, aquela que possui o maior número de grupos de oração no planeta, o conteúdo do encontro fala fortemente ao seu coração”, evidencia ele.

Sobre o tema “Testemunhas alegres da esperança”, Vinícius acredita que ele traz uma provocação clara aos carismáticos: “Nós só poderemos transbordar esperança para o mundo, ser testemunhas alegres de esperança, se os nossos grupos de oração forem, de fato, aquilo que eles foram inspirados para ser. Então Deus tem sonho muito específico na igreja através dos grupos de oração e na medida em que eles são fiéis à sua identidade, ao seu propósito, então nós poderemos transbordar de esperança através daquilo que nos define, isto é, grupos de oração da RCC”.

Luciana, por sua vez, falou sobre o impacto que encontros internacionais como esse provocam: “Eles nos reavivam, nos inspiram e nos lembram que não estamos sozinhos. Existe uma RCC mundial viva e ativa, e o Brasil tem muito a contribuir com sua espiritualidade fecunda”.

Segundo Vinícius, a presença brasileira tem uma importância simbólica e espiritual: “Como país com o maior número de Grupos de Oração do mundo, a RCCBRASIL precisava estar presente, escutando a voz da Igreja que hoje nos chega através do CHARIS”.

O Encontro Mundial dos Grupos de Oração de 2025 representou para a Renovação Carismática Católica oportunidade de reafirmação da identidade, de profunda comunhão com a Igreja e de missão renovada no Espírito Santo.