Explorando as profundas lições contidas no capítulo quatro do livro de Jonas a 4ª live do Mês da Bíblia, promovida semanalmente pelo Ministério de Pregação no canal do Youtube da RCCBRASIL, contou com a presença do Padre André de Moraes, membro da Comunidade Mar a Dentro e com Leandro Rabello, coordenador nacional do Ministério de Pregação. Juntos fizeram uma análise detalhada deste capítulo que traz reflexões importantes sobre a conversão e a misericórdia divina.

O padre André de Moraes iniciou a live com uma breve introdução à essência do livro de Jonas, destacando como esse profeta não se encaixava no estereótipo ideal de profeta devido às suas características humanas profundas. Um dos pontos mais marcantes da reflexão foi o questionamento sobre quando um profeta é considerado um verdadeiro. Jonas, ao profetizar a destruição de Nínive, viu sua profecia não se cumprir, pois Deus optou por demonstrar misericórdia diante da conversão do povo. No entanto, o padre André ressaltou que Jonas é, de fato, um verdadeiro profeta, graças à misericórdia de Deus.

Desgosto do Profeta e promessa Divina

O ponto central da análise foi a ideia de que a conversão é um processo contínuo e divino, não é um evento único, mas um ritmo constante na vida do indivíduo, um processo de alinhamento com a vontade divina. “Existe uma conversão inicial, existe um start que vai nos levando a um novo tempo em nossa vida, a uma mudança, mas eu não posso ficar jamais preso aquele momento sem perceber que a conversão deve me acompanhar a cada etapa da minha vida.” Ou seja, a conversão é uma atitude contínua de uma adaptação da nossa mentalidade à mentalidade divina, uma conversão para que eu possa chegar a pensar como Deus e esta conversão Jonas não conseguiu, ele consegue se converter à vontade de Deus e ele vai fazer a vontade Divina, ele vai para Nínive, mas ele não passou pela adequação de sua mente a mente de Deus”, explicou o padre.

A metáfora da mamoneira, mencionada no capítulo quatro como fornecedora de sombra a Jonas, foi cuidadosamente discutida. A árvore representou um consolo temporário para Jonas, que estava desgostoso com as decisões de Deus. No entanto, quando a mamoneira morreu, Jonas voltou a um estado de desgosto e preferiu morrer. Segundo padre André, Deus usou esse episódio para questionar a atitude de Jonas, comparando-a à sua própria misericórdia para com Nínive. “É disso que Deus se utiliza para dizer ‘Tu tens pena da mamoneira que não te custou trabalho e que não te fizeste crescer, que em uma noite existiu e em uma noite pereceu e eu não terei pena de Nínive, a grande cidade onde há mais de 120 mil seres humanos?”.

Uma obra aberta, assim como a vida

Padre André enfatizou que o livro de Jonas é uma obra aberta, sem conclusão definitiva. A resposta sobre a conversão de Jonas não está no texto, mas sim nas mãos dos leitores. “Ninguém pode dizer que Jonas ficou ali chorando pela mamoneira, nós não sabemos se ele se converteu ou não e aqui está o grande mistério da Palavra, a resposta não é de Jonas a resposta é nossa. A conclusão do livro quem dá somos nós”. Assim como a vida de Jonas, continuou o padre, “nossa própria jornada de conversão está em constante evolução, e temos o poder de escrever o último capítulo”.

A série de lives sobre o livro de Jonas será concluída com uma live de encerramento no dia 28 de setembro, às 20h, no canal da RCCBRASIL no YouTube. Nesta ocasião, Vinícius Simões, Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, participará da discussão.

Assista a live sobre o quarto capítulo do livro de Jonas