Antes da oração mariana do Regina Coeli, na Praça São Pedro, no dia 31 de maio (domingo), o Papa recordou aos milhares de fiéis que a Igreja católica é algo mais do que uma agência humanitária ou uma sólida e complexa instituição social. “A alma da Igreja é o Espírito Santo. Sem ele, o que seria dela?”, perguntou aos presentes.
Na realidade, em sua verdadeira natureza, assim como em sua autêntica presença histórica, a Igreja é incessantemente forjada e guiada pelo Espírito de seu Senhor. É um corpo vivo, cuja vitalidade é fruto justamente do invisível Espírito divino”.
O Papa fez mais uma homenagem pública ao Papa Wojtyla, seu predecessor na Cátedra de Pedro, cujo processo de beatificação está em andamento. Ao saudar os fiéis poloneses, Bento XVI recordou a invocação feita por João Paulo II, 30 anos atrás, em Varsóvia: “Desça o Teu Espírito, e renove a imagem da terra, desta terra!”.
O Papa explicou que nós somos testemunhas das mudanças que ocorrem no mundo, mas a renovação do rosto da terra é impossível se não renovarmos nossos corações. E por isso, pedimos: “Desça o Teu Espírito e renove nossos corações em Cristo. Desejo a todos vocês esta renovação”.