Respeitável público, hoje é o dia mundial do teatro! Dia de celebrar essa arte tão importante para a evangelização.

Quando nos deparamos com uma peça de teatro, bem escrita, bem ensaiada, bem preparada, presenciamos algo impressionante.

Bem ali, diante dos nossos olhos, no palco ou na rua, na praça ou nos congressos, vemos atores e atrizes que se deixam usar pelo Espírito Santo de Deus para trazer personagens à vida.

Nós nos emocionamos, rimos, choramos, ficamos felizes ou tristes, muitas vezes até decidimos mudar de atitude. Sim, a arte do teatro consegue tocar até mesmo os corações mais frios.

O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, em 1564, quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal. Os padres da Companhia de Jesus, vieram para catequizar os índios e encontraram no teatro um meio eficaz para a evangelização. O início do teatro no Brasil aconteceu na evangelização e é maravilhoso fazer parte disso hoje.

A arte do teatro é um dos campos onde a beleza divina deve se manifestar. A beleza atrai. Nosso chamado com o teatro é atrair as pessoas até aquele que É a fonte de toda a beleza: Deus. Já dizia o Papa Paulo VI: “Este mundo no qual vivemos precisa da beleza da arte para não precipitar no desespero”.

Nós, servos e servas dos Grupos de Oração, ministros e ministras do Ministério de Música e Artes somos a resposta para esse chamado, levar as verdades e a beleza de Cristo a todas as pessoas com o teatro. Que possamos viver esse chamado e levar o amor de Deus com essa arte, que é tão linda e consegue chegar em muitos lugares.

“ o Espírito Santo vos dará força e sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

 

————–

Alexandra Frugério 

Assessora Nacional de Dança e Teatro,

Ministério de Música e Artes

 

 

Para mais informações, conheça o material do Ministério de Música e Artes da RCCBRASIL.

– Apostila – A arte que me transforma

– Apostilas – Formação para o Ministério de Música e Artes 1 e 2.