“A morte foi tragada pela vitória!” (I Coríntios 15,54)

A Igreja celebra no dia 15 de agosto a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. A Assunção é uma dogma da nossa Fé católica, definida por Pio XII em 01 de novembro de 1950, mediante a Constituição Apostólica “Munificentissmus Deus”.

“Na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, celebramos a passagem da condição terrena à bem-aventurança celeste daquela que gerou na carne e acolheu na fé o Senhor na fé” (Papa Emérito Bento XVI afirmou em sua homília no dia 15/08/2010)

Maria, a criatura privilegiada por ter sido isenta do pecado original e escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus, foi elevada ao céu de corpo e alma, mediante poder divino. Portanto tendo completado seus dias na terra, seu corpo imaculado não poderia, naturalmente, ter se desfeito na sepultura como qualquer corpo. Enfim todos os privilégios de Maria se dão pelo fato de sua grande missão: ser a Mãe de Cristo, causa de salvação de toda a humanidade.

Porque é importante que nos recordemos e nos aprofundemos neste dogma? Porque a Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação singular na Ressureição do seu Filho e uma antecipação da Ressureição dos demais cristãos (Catecismo da Igreja Católica, 966)

O dogma da Assunção de Maria foi glorificado depois de sua morte. Com efeito, enquanto para os demais homens a ressureição dos corpos ocorrerá no fim do mundo, para Maria a glorificação do seu corpo se antecipou por singular privilégio (São João Paulo II, 02/07/1997)

A Virgem Maria subiu para o céu! Suba com ela o nosso coração.

Do céu, Nossa Senhora nos diz duas coisas: que ela como nossa Mãe nos ama, e está perto de Deus intercedendo por nós.

Que ela rogue por nós, por nossos estados, por nossos Grupos, dioceses, Ministérios, enfim por todos estes que a Ela se recomendam.

A glória da Assunção é para nós que ainda vivemos neste vale de lágrimas, a certeza de que o céu existe e é o nosso local. Para nós é um sinal, é uma prefiguração daquilo que vai acontecer com todos os que crêem: sermos levados aos céus depois da nossa Ressureição!

Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

 

Alessandra Borges da Costa

Grupo de Oração Seguindo Jesus  

Ministério de Comunicação Social RCCPE