No dia 28 de maio, a Confederação Caritas Internationalis divulgou um apelo às 162 entidades filiadas, em 200 países e territórios para reforçar a solidariedade às vítimas das enchentes nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
 
Algumas Cáritas já manifestaram o seu apoio, como a Cáritas Alemã, juntamente com o governo da Alemanha; a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), por intermédio da Cáritas estadunidense (Catholic Relief Services – CRS) e a Agência Católica para o Desenvolvimento na Inglaterra e País de Gales (Cafod).
 
No Brasil, o bispo da arquidiocese de Florianópolis (SC), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, anunciou um repasse de R$ 200 mil para o SOS Norte e Nordeste. O valor é parte da campanha realizada no final do ano passado em Santa Catarina. “O país todo nos ajudou quando precisávamos. Neste momento, nossos irmãos do norte e do nordeste precisam de ajuda imediatamente. ‘De graça recebeste, de graça dai’ (Mt 10,8)”, afirmou. Dom Murilo ainda explicou que o repasse foi fruto de um redimensionamento da terceira etapa do trabalho humanitário no Estado, cujo foco está na geração de renda das vítimas catarinenses. A primeira fase consistiu no atendimento imediato e a segunda na recomposição das casas (aquisição de móveis, eletrodomésticos, etc).
 
Mais informações acesse www.caritasbrasileira.org.br