No dia 22 de fevereiro, a Igreja Católica celebra a festa da Cátedra de São Pedro, um dos símbolos mais significativos da autoridade papal e da unidade da Igreja. Mas o que exatamente representa essa cátedra e por que é tão importante?
A palavra “cátedra” deriva do termo grego “kathedra”, que significa cadeira. Neste contexto, a Cátedra de São Pedro representa a cadeira do bispo, que simboliza sua autoridade e ensinamento. A tradição atribui a São Pedro a fundação da Igreja em Roma e, consequentemente, a sua designação como o primeiro bispo da cidade.
A festa da Cátedra de São Pedro remonta ao século III e destaca a importância da autoridade papal, conferida por Jesus a Pedro, conforme descrito no Evangelho de Mateus (16,18-19):
"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus."
O símbolo da Cátedra de São Pedro ganhou destaque com o monumento construído pelo escultor Gian Lorenzo Bernini na Basílica de São Pedro, em Roma. Esta obra monumental, composta por um grande trono de bronze sustentado por estátuas de quatro doutores da Igreja, destaca a importância e a grandeza da Cátedra de Pedro.
Além disso, a festa da Cátedra de São Pedro ressalta a unidade da Igreja sob a liderança do Papa, sucessor de Pedro. São Jerônimo, em uma das suas epístolas escritas ao Bispo de Roma, referiu-se à Cátedra de Pedro como a fonte da verdadeira fé, destacando a importância da autoridade papal na preservação e transmissão da doutrina cristã. “Decidi consultar a cátedra de Pedro, onde se encontra aquela fé que a boca de um Apóstolo exaltou; agora venho pedir um alimento para a minha alma ali, onde outrora recebi a veste de Cristo. Não busco outro primado, a não ser o de Cristo; por isso, ponho-me em comunhão com a tua bem-aventurança, ou seja, com a cátedra de Pedro. Sei que sobre esta pedra está edificada a Igreja” (Cartas I, 15, 1-2).
Assim, a festa da Cátedra de São Pedro não se limita a uma celebração simbólica, mas também recorda a responsabilidade do Papa como chefe da Igreja, mantendo-a unida na fé e na doutrina. A Cátedra de Pedro representa, portanto, não apenas uma cadeira física, mas o fundamento da autoridade e unidade da Igreja Católica, baseados no ensinamento de Cristo a São Pedro.
ORAÇÃO
“Senhor Jesus, mais uma vez na história, existem levantes, fora e até dentro da Igreja, que ousam desrespeitar e não reconhecer o Sumo Pontífice, que se assenta na Cátedra Papal, como quem tem a autoridade sobre o povo de Deus. Senhor, tende misericórdia da humanidade e devolve a paz na Igreja de Cristo. Amém.”
São Pedro, rogai por nós!