No dia 14 de setembro de 2021, a Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz. A cruz que é a glória e a exaltação de Nosso Senhor Jesus Cristo, que para nós cristãos é sinal de esperança e redenção, é através dela que a glória do Cristo se manifesta em nossa vida diante das tribulações e desafios cotidianos.

Diante de uma tribulação contemplar a cruz, é permitir que ela, que é a glória do mundo, nos traga a verdadeira esperança e a alegria profunda. Pois, é certo que Nosso Senhor Jesus Cristo morreu por nós na cruz, e que suportou os mais terríveis tormentos para a remissão de nossos pecados. Porém, não devemos considerar somente as dores e os desprezos de que ele padeceu na cruz, mas também o amor com que ele suportou, pois os sofrimentos de Jesus não foram unicamente para nos salvar, já que para isso bastava uma simples oração sua, mas também para nos manifestar todo o amor que ele nos consagra e, assim, ganhar os nossos corações. Oh! Felizes de vós, almas amantes, diz Isaías, que meditais continuamente na Paixão de Jesus: com alegria tirareis água das fontes da salvação (Is 12,3).

Os tempos de tribulação que vivemos nos levam ao encontro da cruz de Nosso Senhor e a contemplar a Sua Paixão, a exemplo do que São Paulo nos diz em sua carta aos Gálatas 6,14: “Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como estou crucificado para o mundo”. A esperança da humanidade se encontra no mistério da cruz, pois “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (Jo 3,16-17).

A cruz de Nosso Senhor deve ser o nosso sinal de esperança nesse tempo que vivemos no mundo, nos apontando o exemplo de amor e entrega do Cristo no mistério da morte de cruz, que nos foi revelado. Que esse mistério nos leve a cada dia, a crescer na fé e no amor à Cristo. Muitos são os ensinamentos que a morte de Cristo na cruz nos desperta. Que ao exaltarmos a Santa Cruz sejamos impulsionados nesse tempo a sermos perseverantes diante das tribulações e dos desafios que os tempos presentes nos apresentam, que ela seja sempre a nossa glória, a nos indicar o caminho da paciência e perseverança que Nosso Senhor Jesus Cristo nos revelou, e assim possamos viver a vossa vida.

Que Nossa Senhora das Dores, ela que soube ser fiel ao contemplar nas suas dores o mistério da morte de seu Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos ajude a exaltar o Cristo glorioso que na cruz venceu toda a morte e o pecado, nos concedendo a esperança e a nossa redenção dos pecados. Salve Cruz adorável, de onde a vida brotou, nós por ti redimidos, te cantamos louvor.

 

—————-
Ailton Francisco Correia Filho

Grupo de Oração de Seminaristas Beata Elena Guerra

Diocese de Guarulhos (SP)